Coletivo Basileu exibe espetáculo poético-musical “Ânima e Ânimo”

Os professores, Marcos Rossetti e Luís Guilherme, e promete agitar o palco do Basileu França, abordando temáticas que provocam à reflexão.

O Coletivo Basileu Cordas Friccionadas e Coletivo Basileu All Star apresentam o espetáculo Ânima e Ânimo- Ternura e Vigor, através de músicas e poemas, nesta quinta-feira (17), às 20h, no Teatro Basileu França. O espetáculo poético-musical tem como diretores os professores, Marcos Rossetti e Luís Guilherme, e promete agitar o palco do Basileu França, abordando temáticas que provocam à reflexão.

“Queremos inovar na apresentação desse espetáculo trazendo uma linguagem nova e buscando o equilíbrio entre a alma e o corpo, o masculino e o feminino, a ternura e o vigor. Por isso, a palhaçaria do espetáculo traz questões ligadas aos maias, fazendo uma alusão à dualidade morte e vida”, explica o diretor musical. A abertura começa pelos harmônicos nas cordas, depois também pelos rítmicos, juntamente com o poema “Palhaço morte/vida”; na sequência, o grupo apresenta Oferenda Musical de Bach, mesclado ao poema “Ricardo ou Deborita”, com um repertório de Tuyo Rodrigo Amarante e a poesia “Deborita”.

Depois será a vez de Fuga, de João Fernandes, aliada ao poema “Anne Brecht”. O repertório destaca ainda “O Dia em que o Morro descer e não for carnaval”, encerrando com harmônicos versus desarmônicos e as últimas apresentações da composição “Palhaço morte/vida”. O espetáculo finaliza com os recitais Largo CVTell (Texto de intermezzo Eclesiastes 3: 1-6), Alegro CVTell (Eclesiastes 1: 4-5), Andante CVTell (Eclesiastes 7: 2-4), Presto CVTell mesclado à parte final do “Palhaço morte/vida” e Bis da Oferenda de Bach.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Sisu 2025: inscrições começarão em 17 de janeiro

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começarão no dia 17 de janeiro e poderão ser feitas exclusivamente pela internet, no endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu até as 23 horas e 59 minutos do dia 21 de janeiro.

De acordo com o edital publicado pelo Ministério da Educação, o processo seletivo será constituído de uma única etapa. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de vagas. O resultado da chamada regular será divulgado dia 26 de janeiro, no Portal Único de Acesso.

Estão aptos a participar da seleção os estudantes que tenham completado o ensino médio, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenham zerado a prova de redação. Aqueles selecionados dentro do número de vagas disponíveis, na chamada regular ou por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

As vagas serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, de acordo com as notas obtidas no Enem. Não será permitido ao estudante selecionado optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre.

Cotas

Segundo informações do MEC, a classificação dos estudantes se dará, primeiramente, na modalidade ampla concorrência. A reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas ocorrerá na sequência, com o “objetivo de beneficiar, sem distorções, os candidatos realmente demandantes de política compensatória para acesso ao ensino superior”.

Confira o cronograma

Inscrições 17 a 21 de janeiro
Chamada regular 26 de janeiro
Matricula ou registro acadêmico junto à instituição 27 a 31 de janeiro
Manifestação de interesse na lista de espera 26 a 31 de janeiro

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp