Press "Enter" to skip to content

Coletivo oferece consultoria e espaço físico gratis para desenvolvimento de projetos culturais

Última atualização 20/03/2024 | 17:06

Estão abertas as inscrições para o Conexões Economia Criativa, que oferece gratuitamente espaço físico e consultoria empreendedora e de comunicação para grupos e projetos culturais, preferencialmente aprovados pela Lei Paulo Gustavo ou outra lei cultural. Promovido pelo Coletivo Centopeia, o projeto oferece cinco vagas para grupos, profissionais e empresas que atuam na economia criativa em Goiânia.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de março, às 23h59, exclusivamente pelo site https://coletivocentopeia.com.br/agenda/conexoes/. Este apoio será oferecido em formato de incubadora criativa e serão priorizados os projetos e grupos da população periférica, povos e comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, mães, mulheres e negras. O objetivo é ajudar a construir uma cena criativa e promissora localmente, com grupos, projetos e empresas sólidos e bem estruturados.

“Nossa motivação para esse projeto surgiu ao observarmos projetos incríveis surgirem e, infelizmente, desaparecerem devido a várias dificuldades, incluindo a falta de estrutura física adequada, carência de conhecimento em gestão administrativa e de planejamento de comunicação, bem como a ausência de um modelo de negócio eficaz. A pandemia agravou ainda mais esses desafios, levando alguns grupos, projetos e empresas a encerrar suas atividades”, explica Sabrina Del Bianco Mascarenhas, gestora de experiência do Coletivo e consultora em produção e empreendedorismo do projeto.

Benefícios

Os cinco candidatos selecionados terão como benefício o direito ao uso das estruturas físicas de estações de trabalho de acordo com a necessidade do projeto/grupo em horário comercial, para atividades de gestão e produção dos projetos. Terão direito de uso das Salas Multiuso do Coletivo Centopeia podem receber ações culturais de grupos de acordo com a necessidade dos projetos selecionados, como apresentações, ensaios, treinamentos, aulas, entre outros.

E terão consultoria com três consultores especializados em Gestão, Empreendedorismo, Comunicação, Marketing, Design e Branding contando com diagnóstico de necessidades por grupo/projeto/empresa; plano de ação de acordo com o diagnóstico e as necessidades de cada um; plano de comunicação estratégica para cada um; documento relatório de registro da consultoria, orientada pelas necessidades levantadas no diagnóstico para cada empresa.

Cronograma

O projeto Conexões foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo 2024. As inscrições seguem até o dia 28 de março e o resultado dos selecionados será divulgado no dia 3 de abril de 2024. No dia 8 de abril ocorre a primeira reunião geral e se iniciam os ciclos de consultoria, com encerramento no dia 7 de julho.

Centopeia

O Coletivo Centopeia é um grupo plural, criativo e inovador, cuja história começa em 2007. Desde então, mais de 1.000 profissionais da área criativa já passaram pelo coletivo. Ele atua no assessoramento e como ponto de apoio para trabalhadores/empreendedores e grupos culturais.

O espaço físico conta hoje com mais de 500m² de estrutura oferecida aos atuantes da economia criativa. Só nos últimos 3 anos, mais de 220 profissionais passaram pelo local, realizando mais de 110 atividades de capacitação, conexão, empreendedorismo, bem-estar, saúde e cultura. E para vivenciar essa coletividade, o Coletivo se apoia em três pontos que são o alicerce do Centopeia: o Espaço Plural, a Escola Criativa e a Potencializadora de Negócios.