Colinas do Sul realiza Caçada da Rainha a partir desta sexta

Colinas do Sul realiza Caçada da Rainha a partir desta sexta

O município de Colinas do Sul, região turística da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste goiano, sedia a partir desta sexta-feira, 7, a 71ª edição da Caçada da Rainha. A festa reúne devoção, tradição, religiosidade, cultura e importantes fatos da história do Brasil.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), investiu cerca de R$ 200 mil na realização do evento. A expectativa é atrair 20 mil turistas à cidade.

CAÇADA DA RAINHA

O evento traz uma programação recheada de tradições que incluem folias, cortejos, batuques e missas, mas também há diversas opções de shows e discotecagem. A festa é um tipo de tradição folclórica de raízes luso-africanas, devido à mistura de manifestações católicas vindas de Portugal com a cultura dos escravos africanos.

A Caçada na cidade é celebrada em louvor ao Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário com representação cênica, acompanhada de música e dança.

A Festa da Caçada da Rainha em Colinas do Sul recebeu o título de patrimônio cultural imaterial goiano por meio da Lei nº 21.806, sancionada pelo governador Ronaldo Caiado em 7 de março de 2023. A origem do evento remonta ao século XIX, quando a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, abolindo a escravatura no país.

Ela ficou com medo do pai, Pedro II, que estava vindo de Portugal para o Brasil, e então reuniu sua comitiva e, a cavalo, foi esconder-se na mata, até o pai se acalmar. Assim que soube que a filha havia fugido, Pedro II preparou outra comitiva para procurar Isabel.

A notícia correu a província e, ao saberem, os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp