Colombianos e brasileiro presos por plantação de maconha na região do Maciço do Baturité, Ceará

colombianos-e-brasileiro-presos-por-plantacao-de-maconha-na-regiao-do-macico-do-baturite2C-ceara

Colombianos e brasileiro foram capturados pela Polícia Federal por envolvimento em uma plantação de cerca de 15 mil pés de maconha na região serrana do Maciço do Baturité no Ceará. Os homens foram presos no Aeroporto Internacional de Fortaleza, quando tentavam fugir do Estado. A operação conjunta da Polícia Federal e Polícia Militar, realizada em 24 de dezembro de 2025, resultou na descoberta da extensa plantação entre os municípios de Mulungu e Pacoti.

Durante a operação, além das mudas, os policiais encontraram indícios de um laboratório para extração de óleo de haxixe, derivado da planta de cannabis, com alto teor de THC. Os colombianos estavam prestes a embarcar em um voo para o país de origem, enquanto o brasileiro tentava fugir para Manaus, no Amazonas. As prisões preventivas visam garantir a continuidade das investigações e impedir a fuga dos envolvidos, mantendo a ordem pública.

A Polícia Federal destacou que a plantação de maconha foi uma descoberta inédita na região, que tradicionalmente não é reconhecida como um eixo de cultivo da droga no Ceará. As plantas foram cortadas e incineradas no local. A divulgação das prisões ocorreu após as capturas, para evitar comprometer o andamento das investigações em andamento. A descoberta dessa plantação com tantos pés de maconha representa um desvio significativo das atividades ilegais na região.

A Polícia Federal ressaltou a gravidade dos fatos apurados e a importância de manter a ordem pública diante do crime cometido. A extensa plantação encontrada entre Mulungu e Pacoti foi um golpe aos envolvidos na produção ilegal de drogas na área. A destruição desse cultivo ilegal é um passo importante no combate ao tráfico de entorpecentes e na preservação da segurança da população local. Este episódio destaca a necessidade contínua de vigilância e ação por parte das autoridades para combater atividades criminosas desta natureza.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp