//

Bariátrica: mitos e verdades

Em

Mesmo com o acesso fácil a informações, muitas pessoas ainda têm duvidas sobre os pontos positivos e negativos de processamentos cirúrgicos como a bariátrica. Com o intuito de responder os questionamento dos nossos leitores, a equipe do Diário do Estado conversou com o médico cirurgião, Maxley  Alves, e vai esclarecer alguns mitos e verdades sobre o procedimento.

Mitos e verdades

Menores de idade pode passar pelo procedimento ? 

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Verdade. A cirurgia hoje é indicada para adolescentes maiores de 16 anos, porque houve um crescimento desses menores com doenças metabólicas. O adolescente nesta idade já tem maturidade osseia, e a cirurgia não afeta o desenvolvimento e crescimento.

Os hábitos alimentares podem continuar os mesmos?

Verdade. A pessoa continua comendo de tudo, o que muda é a quantidade. No entanto, o paladar fica alterado, com isso, o paciente pode descobrir novos sabores de deixar ou passar a gostar de algo.

Após a cirurgia, pode haver queda de cabelo ?

Verdade. Próximo ao quarto e oitavo mês a queda de cabelo é mais intensa. Porque o paciente tem uma perda de peso intensa e há uma alteração no metabolismo.

Vou precisar tomar vitaminas toda a vida ? 

Mito e verdade. Como é alterado o padrão de absorção do estomago, algumas vitaminas não são aproveitadas, como por exemplo, o ferro, B12. Elas precisam de um estomago inteiro para serem absorvidas. Por isso, uma grande maioria dos pacientes precisa repor vitamina.

Depois da cirurgia a pessoa pode voltar a ser obesa? 

Mito e verdade. Cerca de 85 % dos pacientes que fazem bariátrica permanecem com o peso estável, mesmo após 10 ou 15 anos. Apenas 10 ou 15 % podem ter excesso de peso, isso devido a maus hábitos alimentares, principalmente o açúcar e bebidas alcoólicas como a cerveja.

A bariátrica pode ser feita mais de uma vez ? 

Verdade. Se o paciente voltou a ser obeso, ou ater diabetes e gordura no fígado, a gente pode reopera-los. O nome desse procedimento é reducional.

Altera o desempenho sexual ?

Verdade. Quando a pessoa se torna obesa existe uma diminuição da libido, ou seja, ela perde o desejo de ter relações sexuais e também pode haver casos de infertilidade. Com a cirurgia, o paciente perde peso e também volta a produzir esses hormônios de forma eficaz.