//

Bueiros entupidos causaram inundação no centro histórico de Goiás

Em

A inundação do centro histórico da cidade de Goiás nesta (16) foi causada por entupimento de bueiros. A informação é da assessoria de imprensa da prefeitura. Os reparos já estão sendo realizados e não houve grandes estragos. Os carros tiveram dificuldade para trafegar pela região.

“Houve um volume muito grande de chuva, com alagamentos pontuais. Os bueiros que foram identificados com entupimentos no dia de hoje já estão recebendo os reparos, com o apoio da Saneago”, informaram.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Em nota, a assessoria também afirmou que está preparando um parecer para notificar formalmente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-GO) sobre o impacto da chuva no centro histórico.

Entre novembro e março, a temporada de chuvas assusta os moradores e aciona o alerta para a necessidade de prevenção. Em breve, uma reunião entre a Prefeitura e o Iphan-GO discutirá medidas para se prepararem para as chuvas previstas para este mês.

De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a chuva de terça à noite teve volume de 47,6 milímetros. Durante todo o dia, o volume foi de 64 milímetros.

Ação humana

Morador de Goiás, representante comercial Denes Nunes afirma que está chovendo desde ontem. Segundo ele, as pancadas foram concentradas.

“Qualquer chuva que der vai encher o rio porque se tornou um corredor de água, um rio encanado. Tem também a questão do desmatamento. Como a cidade é acidentada, a água da chuva desceu da entrada da cidade e desembocou no rio. Não foi um temporal para inundar. Se chover 3 dias, o rio transborda”, diz.

Medo

O temor é por uma trágica enchente semelhante à da virada de 2001 para 2002. À época, parte do centro histórico teve de ser reconstruída, inclusive a casa da poetisa Cora Coralina. A cidade, que é patrimônio cultural da humanidade pela Unesco, sofre anualmente com as fortes chuvas.

Previsão do tempo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Goiás deve continuar com o tempo nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A previsão de chuvas até o próximo domingo (21).