// Futebol total

Classificados na Copa do Brasil: como ficam as oitavas de final?

14 das 16 vagas foram preenchidas na competição nacional

Em

Acabou a semana de Copa do Brasil. Na última quinta-feira (12), mais cinco times garantiram seus espaços nas oitavas de final do torneio, definindo quase toda a próxima etapa. Em um total de 16 vagas, apenas duas ainda permanecem em aberto, sendo que um time goiano segue no páreo. Embora seja um campeonato famoso por sua grande possibilidade de zebras, neste ano não é isso o que aconteceu na 3ª fase.

Sem zebras na Copa do Brasil

Entre os classificados às oitavas da Copa do Brasil, 12 clubes são integrantes da Série A do Brasileirão, e outros dois fazem parte da Série B. Isso significa que as equipes mais poderosas do País desta vez não deram chance ao azar. Nos parágrafos a seguir, os clubes em negrito foram aqueles que passaram de fase.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

No ano passado, o Palmeiras caiu na 3ª fase diante do CRB, um time de investimento consideravelmente inferior. Nesta temporada, o Verdão teve pela frente a Juazeirense, que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro. No entanto, os paulistas venceram duas vezes por 2×1 e evitaram a zebra.

LEIA TAMBÉM

• Atlético-GO dá o troco no Antofagasta e fica a um empate das oitavas de final• Goiás é o 7º Estado com menor taxa de desemprego• Para permanecer no topo, Atlético-GO pega o Antofagasta pela Sul-Americana

O Flamengo também tinha uma armadilha pela frente. O seu adversário era o Altos-PI, o qual participa da Série C. No entanto, o rubro-negro carioca ganhou por 2×1 e 2×0 e avançou. Já o Corinthians, que empatou em 1×1 com a Portuguesa-RJ no jogo de ida, triunfou por 2×0 na volta e dizimou a possibilidade mais improvável.

Outros times enfrentaram desafios teoricamente mais fáceis, e provaram suas superioridades. O Athletico Paranaense eliminou o Tocantinópolis com um agregado de 9×2, e o Botafogo despachou o Ceilândia em uma soma de 6×0. O Fortaleza também não teve muitas dificuldades perante o Vitória, vencendo por 3×0 e 1×0.

Disputas acirradas na 3ª fase

Os demais confrontos apresentaram mais equilíbrio. Atlético-GO e Cuiabá empataram duas vezes, mas o Dragão prevaleceu nos pênaltis. O mesmo aconteceu com o Bahia, que eliminou o Azuriz em situação similar. O Cruzeiro, por sua vez, até bateu o Remo, mas só empatou o agregado. Nas penalidades, a Raposa se classificou.

Bahia e Cruzeiro, inclusive, são os únicos representantes da Série B ainda vivos na Copa do Brasil. O CSA tentou realizar uma façanha parecida, mas perdeu duas vezes para o América-MG. Já o Vila Nova sucumbiu diante do Fluminense, e o Tombense não foi capaz de passar pelo Ceará.

Para encerrar, mais dois embates de Série A. São Paulo e Juventude empataram com mando gaúcho no duelo de ida, mas o Tricolor ganhou na volta, em solo paulista, e segue em busca do título inédito. O Santos, que perdeu para o Coritiba por 1×0 no Couto Pereira, devolveu com juros um placar de 3×0 e continua em boa fase na temporada.

Vagas ainda pendentes

Apenas duas vagas seguem em aberto na Copa do Brasil. O Atlético-MG, que venceu o Brasiliense por 3×0 no Mineirão, tentará confirmar a sua classificação no dia 22 de maio, às 19h, no Kleber Andrade. Por último, o Goiás buscará reverter uma desvantagem de 2×1 contra o Bragantino em 31 de maio, às 21h30, no Nabi Abi Chedid.

De acordo com o regulamento, todos os encontros possíveis podem acontecer nas oitavas de final. Não haverá divisão por potes. Isso significa que o torneio poderá ter grandes clássicos como Palmeiras x Corinthians, Flamengo x Fluminense, Galo x Cruzeiro e Atlético-GO x Goiás, caso o Verdão passe. O sorteio ainda não possui data definida.

Tags: