Jornal Diário do Estado

// Futebol total

Definidos os primeiros confrontos das oitavas de final da Copa do Mundo

Holanda, Senegal, Inglaterra e Estados Unidos terão os caminhos cruzados na etapa eliminatória do Mundial do Catar

Em

Os fãs aficionados pela Copa do Mundo já sabem o que esperar das oitavas de final. Bom, pelo menos parcialmente. Nesta terça-feira, 29, a última rodada da primeira fase foi concluída nos Grupos A e B, definindo os dois primeiros duelos do mata-mata do Mundial do Catar. Holanda, Senegal, Inglaterra e Estados Unidos confirmaram presença.

A definição dos Grupos A e B

Pelo Grupo A, três dos quatro times ainda tinham chances de avançar para as oitavas da Copa do Mundo. Somente o Catar, anfitrião do torneio, já não possuía mais chances matemáticas. Com facilidade, a Holanda venceu a equipe em questão por 2×0 e sacramentou a primeira colocação da chave.

Equador e Senegal, por outro lado, travaram um duelo de vida ou morte. Para se classificar, os sul-americanos conseguiriam o objetivo até mesmo se empatassem. Os africanos, por sua vez, necessitavam de uma vitória. Eles saíram na frente, mas os equatorianos empataram. Contudo, Senegal voltou a pular na frente e venceu por 2×1, passando para a próxima fase.

No Grupo B, todo mundo ainda tinha oportunidades de avançar. No entanto, a Inglaterra tratou de estragar qualquer fio de esperança do País de Gales ao triunfar por 3×0. Na outra partida, os Estados Unidos precisavam ganhar do Irã para garantir a classificação, e foi exatamente o que fizeram. O placar terminou em 1×0.

Desta forma, Equador, Catar, Irã e País de Gales ficaram pelo caminho. No chaveamento das oitavas, teremos Holanda x Estados Unidos no próximo sábado, 3, às 12h. No domingo, 4, haverá Inglaterra x Senegal, a partir das 16h.

Próximos compromissos da Copa do Mundo

Nesta quarta-feira, 30, acontece a definição de outras duas chaves da Copa do Mundo. Na faixa das 12h, tem Tunísia x França e Austrália x Dinamarca. Os franceses já estão garantidos nas oitavas, e buscam apenas confirmar a primeira posição do Grupo D. As demais equipes estão na contenda: Austrália, com três pontos, e Dinamarca e Tunísia, com um cada.

Em seguida, às 16h, tem Polônia x Argentina e Arábia Saudita x México. Esse Grupo C, inclusive, é um dos mais imprevisíveis. Polônia tem quatro pontos, Argentina e Arábia Saudita tem três e o México, um. Todo mundo ainda tem chances matemáticas, e está tudo em aberto. Haja coração!

Tags: