// Poder

Disputa deve se dar entre Adriana x Jânio x Vanderlan e irá para o 2º turno

Em

A disputa pela prefeitura de Goiânia, em 2024, deve rolar (em ordem alfabética) entre Adriana Accorsi (PT), Jânio Darrot (MDB, mas migrando para o União Brasil) e Vanderlan Cardoso (PSD). Lateralmente, estarão na disputa o deputado federal Gustavo Gayer (PL) e o prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Outros nomes menores participarão, dentre os quais o apresentador Matheus Ribeiro (PSDB), mas sem chances reais, apenas figurativamente.

Este é o cenário mais provável hoje, a prova de qualquer novidade ou surpresa. Todos os três candidatos carregam prós e contras, mas vamos começar pelos pontos negativos: Adriana estará exposta ao exacerbado antipetismo revelado na capital pela disputa presidencial de 2022, quando Jair Bolsonaro massacrou Lula com o dobro de votos; Jânio Darrot terá a superar o seu desconhecimento entre o eleitorado goianiense; e Vanderlan concorrerá mais sozinho do que nunca, sem alianças partidárias e sem apoios de expressão.

Quanto ao melhor com que cada um contará, é fácil notar que Adriana Accorsi terá a vantagem de ser mulher em tempos de empoderamento de gênero e de ser muito conhecida da população; Jânio Darrot sairá com o trunfo de ter o apoio do governador Ronaldo Caiado, que recebeu 44% da votação na capital em 2022; e Vanderlan Cardoso receberá o influxo positivo do seu recall, especialmente a possível compensação por ter sido “injustiçado” em favor de uma situação que acabou mal resolvida, ou seja, a ascensão de Rogério Cruz no lugar de quem foi votado diretamente, Maguito Vilela.

De qualquer forma, parece que será uma disputa relativamente equilibrada, em que, visto de já, não é fácil enxergar superioridades em um ou outro. Talvez, em resumo, uma das melhores eleições da história de Goiânia, com debates qualificados e uma campanha que tem tudo para andar e terminar bem, qualquer que seja o vencedor.

Tags: