Jornal Diário do Estado

// Poder

“Expedição” de Delúbio Soares, ex-tesoureiro nacional do PT, chega a Goiás

Em

Personagem emblemático do Partido dos Trabalhadores (PT), o goiano Delúbio Soares, que também já foi tesoureiro nacional da legenda, tem percorrido, nas últimas semanas, cidades do estado de Goiás para lançamentos locais do seu livro “Quando a política se vale da justiça”. Ele também ministra palestras junto com seu advogado, o criminalista Pedro Paulo de Medeiros.

O último município visitado por Delúbio foi Itumbiara, a 210 quilômetros da capital, onde ele teve a companhia do advogado Sebastião Leite Ferreira, o Juruna, figura de proa do PT goiano. Pires do Rio, Catalão e Hidrolândia foram as outras cidades em que ele marcou presença nestes últimos dias.

Via de regra, os encontros liderados pelo ex-tesoureiro e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores têm como pauta os desafios a serem enfrentados pelo governo Lula e o fortalecimento da sigla, com incentivo à novas filiações e com espaço para que o público participe dos debates. Ele também já homenageou a ex-presidente Dilma Rousseff em alguns eventos.

Delúbio segue obstinado a provar sua inocência, inclusive detalhando condenações da época do “mensalão” que foram anuladas. Ele tem nominado suas viagens como “expedição” e “combate à fake news”. Na capa do seu livro, seu nome vem acompanhado do aposto “O réu sem crime”. Em Catalão, ele empregou, em seu discurso, frases como “acredito na justiça e na justiça divina”, “cada dia que passa, somos mais fortes” e “a luta sempre vai ser árdua, mas jamais desistirei de enfrentar (sic)”. Em Pires do Rio, afirmou que “uma mentira não envelhece para se tornar verdade”.

Delúbio também tem sinalizado interesse em participar de articulações nas principais cidades do país em que o PT tiver candidato próprio na disputa pelas prefeituras. Ele, inclusive, já se reuniu com integrantes da pré-campanha da deputada federal Adriana Accorsi.

Tags: