// Futebol total

Fim do ciclo de Umberto Louzer no Atlético Goianiense

Técnico não resistiu ao começo negativo no Campeonato Brasileiro, com a equipe na zona de rebaixamento

Em

Na noite deste sábado (14), após a derrota do Atlético-GO perante o Galo, o clube goiano tomou a decisão de demitir o técnico Umberto Louzer. A diretoria rubro-negra vinha insistindo na confiança em relação ao trabalho do treinador, mas a história se alterou após o sexto jogo consecutivo sem vencer no Brasileirão. Mas, afinal de contas, como foi o ciclo do agora ex-comandante do Dragão?

O ciclo de Umberto Louzer

A jornada de Umberto Louzer no Atlético Goianiense começou em 22 de fevereiro, quando o time acertou a contratação do profissional. O seu primeiro jogo aconteceu dois dias depois, em um empate de 1×1 contra o Iporá, pelo Campeonato Goiano.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Depois disso, o técnico engrenou uma sequência extremamente positiva no Dragão. Foram 13 partidas de invencibilidade, incluindo o duelo com o Iporá, em uma campanha de nove vitórias e quatro empates. Além de resultados bons no Goianão, esse retrospecto também foi válido pela Copa do Brasil e Copa Sul-Americana.

LEIA TAMBÉM

• Em último lugar na Série B, Vila Nova contrata terceiro técnico na temporada• Veja os compromissos goianos do final de semana no Brasileirão• Homem é indiciado por injúria contra jogador do Atlético-GO

No Campeonato Goiano, Umberto Louzer levou o Atlético-GO ao título estadual, batendo o Goiás na grande decisão. Na Copa do Brasil, o Dragão deixou para trás União Rondonópolis e Nova Venécia. Na Sul-Americana, a equipe de Goiânia assumiu a liderança isolada de seu grupo, vencendo adversários difíceis como LDU e Defensa y Justicia.

Pela estreia do Brasileirão, o Atlético-GO empatou com o Flamengo, um placar relativamente positivo levando em conta a força do clube carioca. Depois disso, veio a queda da invencibilidade, em goleada sofrida diante do Red Bull Bragantino. Foi então que começou o período de turbulência de Umberto Louzer.

O Atlético-GO perdeu a primeira na Sul-Americana, desperdiçando a gordura que tinha conseguido nas primeiras rodadas. Ainda assim, o Dragão se recuperou na sequência e segue na ponta de sua chave. Na Copa do Brasil, foram embates duros contra o Cuiabá, mas no fim os goianos conseguiram a classificação para as oitavas de final.

O problema maior foi no Campeonato Brasileiro. Em seis rodadas, o Atlético-GO empatou três vezes e perdeu três, podendo terminar a rodada na lanterna. Com isso, o Dragão optou por sacar o treinador, que se despediu com 22 jogos, 11 vitórias, oito empates e três derrotas. Ainda não se sabe quem será o seu substituto.

Tags: