Jornal Diário do Estado

// Poder

Goiás tem 764 candidatos na disputa para deputado estadual

Apenas dois partidos conseguiram montar chapa completa, com 42 nomes disponíveis para o pleito: AGIR e PRTB

Em

De acordo com dados da Justiça eleitoral, Goiás tem 764 candidatos buscando uma vaga de deputado na Assembleia Legislativa do Estado (Alego) nas eleições de 2022.

São 41 cadeiras disponíveis na Alego. Para montar chapa completa, cada partido tem direito a apresentar 42 nomes para o cargo de deputado estadual.

O número é definido pela Legislação Eleitoral que diz que a quantidade de candidatos a deputado  por partido é o número de vagas do Poder mais um.

Apesar da quantidade de postulantes a uma das 41 cadeiras de deputado estadual na Assembleia, apenas dois partidos conseguiram fechar chapa completa para a disputa: O AGIR e o PRTB.

O Patriota e o PSB bateram na trave e quase conseguiram fechar a chapa e tem 41 candidatos a deputado estadual, cada.

A Federação PSDB e Cidadania tem 40 candidatos. O PSDB apresentou 37 nomes e o Ciadania 3. Já a Federação Fé Brasil, formada pelo PT, PCdoB e PV também tem 40 nomes. O PT 31. O PV 6 e o PCdoB 3.

Depois vem o PMN com 39 postulantes à Alego, assim como o Republicanos.  O Avante tem 38 candidatos, o MDB vem com 35, o União Brasil vem com 34 nomes, e o Solidariedade e o DC tem 33 cada.

Com 31 candidatos tem o PL, o PMB, e o PTB. Depois vem o Podemos com 30, o PSD com 28, o PP com 26, o PDT com 25 e o PSOL tem 24, o PSC com 18, o Novo com 10 candidatos, o PROS com 9.

Fechando a lista com apenas um nome na disputa por uma das vagas da Assembleia Legislativa tem o UP, o PCB e o PCO.

O PRB, Rede Sustentabilidade e o PSTU não tem candidatos a deputado estadual. Lembrando que a Rede está na federação junto com o PSOL. A lista completa está no site do TSE.

Tags: