// Futebol total

Liberta e Sula: Palmeiras com melhor ataque, América-MG eliminado

Além dos dois times, Athletico, Fortaleza, Santos e Cuiabá também jogaram

Em

Palmeiras, América-MG, Athletico Paranaense e Fortaleza entraram em campo nesta quarta-feira (18) pela Libertadores da América. Já o Santos e o Cuiabá atuaram pela Copa Sul-Americana. Na noite continental, a 5ª rodada foi majoritariamente boa para os times brasileiros. Contudo, a eliminação precoce do Atlético-MG foi o ponto negativo da vez.

Palmeiras e América-MG

O Palmeiras se classificou antecipadamente na 4ª rodada da Libertadores, ao golear o Independiente Petrolero por 5×0. No entanto, o Verdão ainda está em busca da melhor campanha geral para decidir em casa durante o mata-mata.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

No Allianz Parque, o alviverde enfrentou o Emelec, do Equador. Ao contrário do que se esperava, foi um duelo complicado. Porém, com gol de Danilo, o Palmeiras triunfou por 1×0 e sustentou os 100% de aproveitamento, mantendo a liderança isolada do Grupo A.

LEIA TAMBÉM

• Noite rubro-negra: Atlético-GO passa na Sula, Flamengo avança na Liberta• Como fica o panorama das quartas de final da Libertadores e Sul-Americana?• Jogos de ida da Libertadores e Sul-Americana acabam nesta quinta, 4

Além de ficar perto de garantir a melhor campanha, o clube firmou o melhor ataque da história da fase de grupos da Liberta, com 21 gols, ao lado do River Plate em 2020.

Enquanto os paulistas sorriram, os mineiros lamentaram. No Estádio Manuel Murillo Toro, o América-MG visitou o Tolima, da Colômbia. O Coelho saiu ganhando, com gols de Marlon e Iago Mandana, mas sofreu o empate após tentos de Plata e Rangel.

Com a igualdade em 2×2, matematicamente o Coelho não tem mais chances de avançar na Liberta. A equipe está em último lugar no Grupo D. Embora não possa mais se classificar às oitavas, o time ainda pode disputar a Sul-Americana se terminar em terceiro na sua chave. Para isso, precisará torcer contra o Independiente Del Valle, que encara o Atlético-MG, para continuar com chances.

Athletico e Fortaleza

Ainda pela Libertadores da América, outros dois brasileiros além do Palmeiras se destacaram. O Athletico Paranaense recebeu o Libertad, do Paraguai, na Arena da Baixada. Com uma vitória por 2×0, com gols de Cuello e Canobbio, o Furacão ultrapassou dois adversários e estacionou na segunda posição do Grupo B. Desta forma, o time depende apenas de si para conseguir a classificação.

Por fim, o Fortaleza também demonstrou a sua força. No Nacional de Lima, o Leão do Pici mediu forças com o Alianza Lima, do Peru, e ganhou por 2×0 com bolas na rede de Moisés e Yago Pikachu. O resultado positivo deu uma sobrevida aos nordestinos, que, se não conseguirem avançar na última rodada, pelo menos disputarão as oitavas da Sul-Americana.

Santos e Cuiabá

Outro paulista, além do Palmeiras, o Santos conseguiu um triunfo essencial na Sul-Americana. Jogando na Vila Belmiro, o Peixe derrotou o Unión La Calera por 1×0, com gol solitário de Lucas Barbosa aos 56 minutos do segundo tempo. O alvinegro praiano meteu quatro bolas na trave até que enfim balançou as redes, chegando à liderança do Grupo C.

Com dez pontos, dois a mais do que os chilenos do Unión La Calera, o Santos precisa apenas fazer a sua parte na rodada final do Grupo C. Vale lembrar que na Sula somente o líder de cada chave passa de fase, ao contrário da Liberta, em que os dois melhores se classificam.

O Cuiabá, por sua vez, jogou apenas para cumprir tabela no Grupo B. Sem chances matemáticas de disputar as oitavas da Sul-Americana, o Dourado ainda assim venceu o River Plate-URU por 2×1, no Centenário. Os gols foram de André Luis, duas vezes para os brasileiros, e Walter Clar, para os uruguaios.

Próximos jogos

Para fechar a semana continental, três clubes brasileiros entram em campo nesta quinta-feira (19). Pela Libertadores, o Atlético-MG recebe o Independiente Del Valle no Mineirão, a partir das 19h. Se vencer, o Galo se torna mais um a conquistar a classificação antecipada. Até o momento, apenas cinco times conseguiram: Palmeiras, Flamengo, Estudiantes, Talleres e Colón.

Na Sul-Americana, o Fluminense visita o Unión Santa Fe às 19h15, no Estádio 15 de abril. Se perder, o Tricolor Carioca ficará de fora das oitavas. Por último, também pela Sula, o São Paulo recebe o Jorge Wilstermann às 21h30 no Morumbi. Em caso de vitória, o Tricolor Paulista garantirá sua vaga na próxima fase.

Tags: