//

Vídeo: Há três dias sem água, moradores de Senador Canedo vão buscar água na SANESC

Em

Os moradores do Jardim das Oliveiras, em Senador Canedo, denunciaram ao Diário do Estado, a falta d´água na região. Segundo a população, desde sexta-feira (26) o setor está sem água devido a um rompimento na adutora da Estação de Tratamento de Água do Ribeirão Sozinha, autarquia que é de responsabilidade da Agência de Saneamento de Senador Canedo (SANESC).

Para a atendente, Juliana Lousada Maia, a falta de água no município é um descaso com a população, já que o cenário é comum em algumas regiões da cidade. Ela diz ainda a prefeitura esqueceu os moradores de Senador Canedo, devido a dificuldade enfrentada pelos moradores e a falta de apoio dos gestores.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

“Estamos sofrendo com a falta d´água há vários anos, mas dessa vez está pior, não tem água pra beber. Estávamos tendo que c0mprar galões d´água para beber. A máquina está cheia de roupa suja, já está começando a feder porque não tem como lavar. A pia está cheia de louça suja. Tenho que pegar água nos vizinhos que tem poço artesiano para tomar banho. Quando a água chega é só o barro. Esse prefeito está de brincadeira com a população”, disse.

Falta de apoio

De acordo com Juliana, a prefeitura já foi procurada para tentar solucionar o problema. No entanto, sem sucesso. A atendente diz que a falta de apoio por parte da prefeitura prejudica a população, em especial famílias com crianças.

“Eu tenho uma criança de três anos, é muito complicado. Não tem água para lavar roupa, vasilhas. Essa situação é frequente, a gente já procurou as autoridades. Ninguém se importa, na casa deles tem água. Quem tem só a água da rua fica a mercê. Tem gente que vai na SANESC pegar água porque não tem para onde correr. Eles não dão a mínima e quem sofre é a gente. Eles não dão suporte a população, e se a gente cobrar acham ruim”.

Conta  mais cara

A atendente também explica que mesmo com a falta do recurso hídrico, a conta d´água vem cada vez mais cara. Ela fala que ficou cerca de um mês sem água e mesmo assim teve de pagar cerca de R$ 400 reais.

“A gente fica esse monte de dias sem água e ainda vem a conta cobrando. Dá última vez a gente ficou mais de um mês sem água, mas ainda veio um talão cobrando um absurdo sem que a gente nem usou. Senador Canedo está abandonado, não tem prefeito ou vereador que faça alguma coisa por nós. Se tivesse já tinham arrumado esse problema de água.

Assista o vídeo que os leitores do DE registraram:

Nota Prefeitura de Senador Canedo

“A Sanesc – Agência de Saneamento de Senador Canedo – informa que alguns bairros foram afetados por um rompimento na adutora da Estação de Tratamento de Água do Ribeirão Sozinha, causando desabastecimento temporário. As equipes da Sanesc trabalharam dia e noite e o problema já foi solucionado, e os bairros mais baixos já estão com o abastecimento normalizado. Porém, a água demora um pouco mais para chegar nos bairros localizados na parte alta da cidade.

Além desse reparo emergencial, a Companhia esclarece que continua realizando serviços de expansão e melhorias no sistema para evitar que problemas assim continuem acontecendo. A Sanesc reafirma o compromisso com a população de Senador Canedo e avisa que as obras para acabar de vez com a histórica falta de água no município estão bastante avançadas”.