// Poder
Wilder e Gayer são avaliados como os melhores parlamentares de Goiás, mas… é engodo
Em 18/11/2023 | 10:00Uma série de manchetes anunciou, nos últimos dias, a escolha do senador Wilder Morais e do deputado federal Gustavo Gayer, ambos do PL, como os melhores parlamentares dentre os 20 integrantes da bancada federal de Goiás no Congresso Nacional.
Palmas para eles? Não é bem assim. A apuração foi feita por um site chamado Ranking dos Políticos, considerado suspeito pela grande mídia brasileira. Apesar de se autoproclamar como “independente, apartidário e isento”, o ranking é chamado de “engodo” por se dedicar a promover políticos conservadores, caso exato de Wilder e Gayer.
Há muitos “rankings” na internet para avaliar o desempenho dos 513 deputados federais e 81 senadores. A revista Veja e o jornal Folha de S. Paulo costumam publicar esse tipo de matéria, com base em critérios objetivos definidos pelos seus próprios editores. Outra listagem que tem credibilidade é a publicada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP, relacionando os 100 congressistas mais influentes. Enquanto foi deputado federal e senador, o governador Ronaldo Caiado, por exemplo, sempre esteve no topo desse levantamento
Já o Ranking dos Políticos passa longe, ao utilizar critérios enviesados para apontar seus premiados. Não haveria problema se houvesse, quanto aos seus filtros, uma clareza na divulgação. Isso não ocorre, contudo. Só são consagrados parlamentares com visão econômica liberal. E há falhas na apresentação do perfil de cada um, como a falta de citação aos processos judiciais que eventualmente respondam, inclusive por corrupção. No final das contas, trata-se de um conto do vigário. Não acreditem, leitoras e leitores.
Tags: deputado Gustavo Gayer Ronaldo Caiado Senador Wilder Morais