Press "Enter" to skip to content

Com 10 mortes por dia, Hcamp entra em Colapso em Goiânia

Última atualização 11/03/2021 | 16:10

Um funcionário do Hospital de Campanha de Goiânia (Hospital do Servidor Público Fernando Cunha Júnior), contou de maneira exclusiva ao Diário do Estado sobre a atual situação da unidade que atende tanto pacientes com Covid-19, quanto os que chegam com outras doenças.

“O hospital está atendendo demanda que nem é Covid. O paciente chega em qualquer outro lugar para ser atendido e não é, porque está lotado. Então, os profissionais deste hospital falam para o paciente que ele tem sintomas de Covid, e ele, leigo, acredita”, relata. Neste caso, segundo a denúncia feita pelo profissional que também foi um paciente, o Hospital de Campanha, que é estadual, precisa receber estas pessoas, já que trabalha com a política de portas abertas.

Preferindo não se identificar, o profissional de saúde relatou: “Os hospitais de Goiânia estão sobrecarregando o Hcamp de todas as formas. As UPAS e CAIS não querem fazer testes de SWAB (teste de Covid com cotonete) e atender pacientes de classificação de risco verde (para a Covid)”, conta. “Daí esses pacientes vão parar no Hcamp também, correndo o risco de ser exposto a maior quantidade de vírus e superlotando o hospital”.

O denunciante lembrou que os funcionários de UPAS e CAIS receberam a vacinação para poder trabalhar na linha de frente, mas “estão recusando o serviço”. Sobre a situação do hospital, o funcionário descreve o local como “zona de guerra“.

A média de mortes é calculada em 7 ou 8, por dia. “Teve um dia que morreu 11”, conta. “O atendimento demora, porque a demanda está muito grande. Tem muito paciente com classificação e risco amarela e vermelha, e não temos onde colocar”. Daí, neste caso, “esperamos alguém morrer na UTI, ou ter alta, para transferir alguém da enfermaria para lá”.

No dominó da espera, “abrindo esta vaga na enfermaria, subimos um paciente da emergência, e então abre uma vaga na emergência. Mesma coisa: pegamos um paciente da triagem que estava aguardando leito e colocamos lá”, descreve. A Agir Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde, teria aberto mais leitos para pacientes com classificação de risco vermelha, mas mesmo assim, “está lotado de novo“.

O outro lado

Em nota enviada ao Diário do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, responsável pelos Cais, informou que “os testes com SWAB são realizados em 43 unidades de saúde, incluindo Unidades de Saúde Familiar, CAIS, CIAMS e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). A SMS destaca, inclusive, que o número de testagens diárias aumentou de 700 para 800 a 1000, indicando maior procura por parte da comunidade. A Secretaria frisa que o atendimento é feito em todos os pacientes sintomáticos, em todos os dias da semana”.

Também por meio de nota, o Hcamp de Goiânia destacou:

“O Hospital de Campanha para Enfrentamento ao Coronavírus (HCamp) de Goiânia destaca que o momento atual reflete um cenário de crise, em que as demandas de vagas ultrapassam a oferta de leitos. A unidade de saúde, em sua última ampliação, atingiu a marca de 100 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), expandindo em 16% sua capacidade para atender os casos críticos, em relação aos 86 leitos existentes na primeira onda. No entanto, opera na capacidade máxima de atendimento e taxa de ocupação.

Desde a abertura do HCamp, em 26 de março do ano passado, não há registro de falta de recursos para os mais de 29 mil pacientes já atendidos no Hospital. Devido à gravidade da segunda onda da doença em Goiás e no país, com objetivo de garantir assistência adequada aos casos que chegam à unidade hospitalar, uma “Sala de retaguarda” passou a ser utilizada. O local dispõe de régua de gases medicinais devidamente instalados com pontos de oxigênio, em que os pacientes são atendidos de forma segura e efetiva para a continuidade do tratamento enquanto não há vagas no próprio hospital e/ou em outras unidades do sistema de atenção à saúde goiana.

A “Sala de retaguarda” oferece recursos humanos (profissionais capacitados), equipamentos e insumos suficientes. A unidade ressalta ainda que os casos admitidos apresentam características clínicas da infecção pelo coronavírus, obedecem aos critérios de gravidade mínima e em todos eles são adotadas medidas para identificação breve do diagnóstico definitivo da Covid-19.”

Imagem: Thaís Luquesi/ TV Anhanguera