Press "Enter" to skip to content

Com 36 dias de governo, Joe Biden manda bobardear a Síria

Última atualização 26/02/2021 | 15:59

Depois de recentes indicações de pacificação no Oriente Médio, os Estados Unidos, sob ordens do presidente Joe Biden, atacaram nesta quinta-feira, 25, locais onde se fixavam grupos pró-iranianos no nordeste da Síria, deixando 17 mortos.

Esta é a primeira operação militar do governo do democrata, que está há 36 dias na cadeira da presidência do país. A ação teria sido em resposta a tiros de foguetes que atingiram pontos estratégicos das forças ocidentais localizadas no Iraque. O porta-voz do Ministério da Defesa americano, John Kirby, qualificou a operação militar de “defensiva” em um comunicado.

O antecessor de Biden, o conservador Donald Trump, decidiu retirar em 2019 as forças militares do norte da Síria, justificando que se tratavam de “guerras ridículas e sem fim“, como escreveu à época, no Twitter. No entanto, depois de ataque da Turquia, os soldados americanos voltaram.

Vale lembrar que em 15 de janeiro, pouco antes de deixar o cargo, o republicano decidiu reduzir o número de homens no Afeganistão e no Iraque, deixando 5 mil soldados nos dois países, somados.

Imagem: EFE/EPA/Patrick Semansky / POOL