Última atualização 01/02/2023 | 14:31
Apenas 3,8% das crianças goianas, com idades entre 06 meses e 2 anos, foram vacinadas contra a Covid-19. É a menor cobertura vacinal do estado contra a doença, de acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.
A pasta estima que cerca de 233 mil crianças ainda não tenham recebido nenhuma dose do imunizante, em Goiás. De acordo com Flúvia, o estado pretende avançar com a vacinação, visto que as internações de crianças infectadas com o vírus têm aumentado desde o início da pandemia.
Até o início da tarde desta quarta-feira, 1º, por exemplo, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, de responsabilidade da saúde estadual, estavam com 100% dos leitos ocupados. Já a UTI pediátrica estava operando com 84% dos leitos preenchidos e a enfermaria 74%.
“A vacina vem para diminuir os casos graves e óbitos. O aumento é um sinal de que as crianças estão desprotegidas. A faixa etária que mais apresentou aumento foi as crianças abaixo de quatro anos. A gente espera melhorar a cobertura nesta faixa”, explicou.
Vacinas chegam em Goiás
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) recebeu, nesta quarta-feira, 250 mil doses da vacina contra Covid-19 destinadas à imunização infantil. Ao todo, o Ministério da Saúde (MS) enviou ao estado 150 mil doses da Pfizer Baby e 100 mil doses de Pfizer pediátrica, que serão distribuídas em 18 regionais, e em seguida, para os municípios.
Segundo a pasta, a expectativa é que até o fim da próxima semana todas as cidades possam iniciar a vacinação em crianças.