Com 48 restaurantes goianos, termina neste domingo, 29, o Festival Brasil Sabor

Termina neste domingo, 29, a 16ª edição do Festival Brasil Sabor, que tem a participação de 48 restaurantes de Goiânia e Aparecida de Goiânia. No evento, considerado o maior do tipo gastronômico no mundo, os pratos custam, em média, entre R$ 30 e R$ 70, e os clientes que participam de pesquisa ainda concorrem a um voucher no valor de R$ 500 para utilizar nos estabelecimentos. A dinâmica do festival está na apresentação de novos pratos, que façam menção à cozinha local, especialmente elaborados para a ocasião.

Prato participante do festival (Foto: Divulgação / Sindibares Goiânia)

Com o tema “Maior do Mundo, Original do Brasil“, o festival é realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Seccional Goiás (Abrasel Goiás) e pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Município de Goiânia (Sindibares Goiânia). Além disso, o festival integra uma ação da Abrasel Nacional, promovida em 20 estados e no Distrito Federal, com a participação de cerca de 900 estabelecimentos gastronômicos dos mais variados gêneros.

rato participante do festival (Foto: Divulgação / Sindibares Goiânia)

Em Goiânia e Aparecida, 48 restaurantes participam do festival. Os consumidores interessados podem degustar os pratos presencialmente ou através do delivery, sistema implantado em 2020, em razão da pandemia da Covid-19.

De acordo com o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira, com a facilidade de acesso ao evento, todos ganham. “Com a melhoria das condições sanitárias impostas pela pandemia, temos tido, felizmente, um aumento expressivo das pessoas visitando nossos bares associados. O festival contribui de maneira muito forte nisso, mas ainda há muita gente que prefere consumir os pratos na segurança ou no conforto do seu lar. Então, para ser ainda mais democrático, o festival está disponível das duas maneiras. Todo mundo pode participar!”, enfatiza.

Confira a listas dos participantes:

 

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Black Friday 2024: Dicas e precauções para compras seguras e econômicas

A Black Friday, um dos maiores eventos do calendário varejista, ocorrerá no dia 29 de novembro de 2024, mas as promoções já começaram a ser realizadas ao longo do mês. Em Goiânia, um levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) indica que este período deve movimentar R$ 250 milhões, com 64% dos entrevistados planejando aproveitar as ofertas.
 
Para evitar a prática conhecida como metade do dobro, quando comerciantes elevam consideravelmente os preços dos produtos antes da data e depois reduzem os valores, ludibriando a população, o Procon Goiás realiza um trabalho prévio de monitoramento de preços. A Lei Estadual 19.607/2017 também obriga os fornecedores a informar o histórico dos preços dos últimos 12 meses. De acordo com o superintendente do órgão, Marco Palmerston, “para evitar as falsas promoções, é preciso se programar com antecedência e pesquisar os preços”.
 
Uma dica valiosa é fazer uma lista do que realmente se pretende comprar e estipular um orçamento. Entrar em uma loja ou site durante a Black Friday é um apelo ao consumo, por isso é crucial ter cuidado. Além disso, é permitido que estabelecimentos pratiquem preços diferentes entre lojas físicas e online, justificada pelos custos operacionais distintos, como aluguel e salários, que impactam os preços nas lojas convencionais. No entanto, a transparência é essencial, e as informações sobre preços devem ser claras e acessíveis ao consumidor.
 
Durante a Black Friday, o volume de compras feitas pela internet aumenta significativamente. Por isso, é importante ter atenção redobrada. Sempre verifique a autenticidade da loja antes de inserir dados pessoais ou financeiros. Um dos primeiros passos é conferir se o site possui o ícone de cadeado ao lado da URL e o prefixo https, que garantem uma conexão segura. Outra orientação é checar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui ou em grupos de consumidores em redes sociais, onde os clientes costumam compartilhar experiências de compra.
 
Ao optar pelo PIX, confira os dados do destinatário e se a negociação envolve um CNPJ. O Código de Defesa do Consumidor garante ao comprador o direito de devolução por arrependimento em até 7 dias para compras online. No caso de produtos com defeito, estabelece prazos para reclamações: 30 dias para produtos ou serviços não duráveis e 90 dias para os duráveis, contados a partir da entrega ou conclusão do serviço. Além disso, evite clicar em anúncios enviados por e-mail ou mensagens de redes sociais que pareçam suspeitos, e sempre acesse os sites digitando o endereço diretamente no navegador, ao invés de seguir links desconhecidos.

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