Com 69% de abstenção na Venezuela, partido de Maduro vence as eleições

Mais uma vez o chavismo tomou o controle da Assembleia Nacional da Venezuela. Após as eleições deste domingo, 6, a Aliança do Grande Pólo, que apoia o ditador Nicolás Maduro, obteve 67,7% de todos os votos apurados no primeiro boletim, com cerca de 82,35% das urnas apuradas.

A oposição tentou boicotar o pleito e cerca de 69% da população venezuelana votante não compareceu às urnas.

O Brasil se juntou a um grupo de mais 15 países que questionaram a legitimidade as eleições legislativas do domingo. Em carta conjunta, denunciaram as eleições: Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, Guiana, Haiti, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Santa Lúcia.

Na carta, publicada pelo Itamaraty, os signatários afirmaram que as eleições “carecem de legalidade, pois foram realizadas sem as garantias mínimas de um processo democrático, de liberdade”.

O Partido Socialista Unido da Venezuela e Nicolás Maduro saíram fortalecidos do pleito, apesar da massiva abstenção do povo.

Imagem: Raul Arboleda/AFP

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Papa Francisco celebra missa de natal e inicia Jubileu de 2025

No dia 24 de dezembro, o Papa Francisco presidiu a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, marcando o início do Jubileu de 2025. Esta celebração foi especialmente significativa, pois o pontífice também abriu a Porta Santa, um gesto que ocorre apenas em anos jubilares.

A Missa do Galo, celebrada na véspera de Natal, é um dos momentos mais sagrados do calendário católico. Nesta ocasião, o Papa Francisco refletiu sobre a esperança trazida pelo nascimento de Jesus Cristo. “Jesus é a nossa esperança”, destacou o Papa, enfatizando a importância de manter a porta do coração aberta para a grande esperança que é o menino Jesus.

A abertura da Porta Santa é um rito solene que inclui a proclamação de uma leitura do Evangelho de São João, especificamente o versículo “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, será salvo” (João 10:9). Este gesto simbólico convida os fiéis a atravessar a Porta Santa com fé, buscando a indulgência plenária, um perdão por seus pecados.

História do Jubileu

O Jubileu, que começou no ano de 1300 a pedido do Papa Bonifácio VIII, é um período especial de reflexão e penitência para a Igreja Católica. O Jubileu de 2025 será marcado por várias celebrações, incluindo a abertura de portas santas em outras basílicas do Vaticano, como a Basílica de São João de Latrão no dia 29 de dezembro e a Basílica de Santa Maria Maior no dia 1º de janeiro.

As portas santas serão fechadas no dia 28 de dezembro de 2025, encerrando o Jubileu. Este período é uma oportunidade única para os fiéis se aproximarem da Igreja e buscar a graça divina.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp