O Procon Goiás divulgou o ranking de atendimentos em novembro, baseado nos dados do Pro consumidor (atendimentos presenciais) e do Procon Web (atendimentos online). A concessionária de energia elétrica Equatorial lidera com 161 reclamações, destacando-se por cobranças inadequadas, instabilidade no fornecimento e atrasos no reembolso.
Em segundo lugar, a Claro, com 116 registros, apresentando queixas sobre lançamentos não reconhecidos em fatura e alterações contratuais não solicitadas. A Tim ocupou o terceiro lugar, com 93 reclamações, predominando por cobranças indevidas/abusivas e cobrança de serviços não contratados.
Ranking
Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, a divulgação do ranking cumpre um papel de transparência e possibilita o acesso à informação por parte da população. “Com esse levantamento, os consumidores podem fazer escolhas mais conscientes e também cobrar o cumprimento de seus direitos amparados pelo CDC”, afirma.
O relatório completo com as empresas mais reclamadas no mês de novembro está disponível no site do Procon, através deste link.
Canais de atendimento do Procon
Os consumidores que precisarem fazer denúncias, podem entrar em contato pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão, localizado na Rua 8 esquina com a Rua 3, no Centro de Goiânia ou também pela internet por meio do canal Procon Web.
Pronunciamento da Equatorial
A Equatorial Goiás reforça que as reclamações de forma acumulada nos últimos 12 meses, no Procon, apresentaram queda. Dados do Órgão de Defesa do Consumidor apontam uma redução de mais de 10%, comparando o ano de 2023 com o ano passado. Além disso, a empresa dispõe de um canal de atendimento exclusivo para esses órgãos, que conta com equipe uma especializada para prestar os devidos esclarecimentos a todas as solicitações registradas.
A Equatorial Goiás esclarece que possui cerca de 3,5 milhões de clientes e que os atendimentos registrados no Procon correspondem a menos de 0,005% dos clientes da concessão. A companhia ressalta que o volume total de atendimentos divulgados pelo Procon não inclui apenas reclamações, mas também solicitações de informação.
A companhia destaca que a rede vem sendo afetada nesses últimos meses, em função das fortes instabilidades climáticas e descargas elétricas, que podem comprometer o fornecimento de energia. E que equipes atuam de prontidão para retomar o fornecimento na maior brevidade possível, sempre que necessário.