Com apenas 46,74% de goianos imunizados, vacinação contra a Influenza é prorrogada

influenza

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza e a covid-19 foi prorrogada. A decisão da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, já que apenas 46,74% da população aderiu à imunização. No ano passado, a campanha foi estendida até agosto, o que também pode acontecer este ano. A previsão era que o encerramento seria nesta quarta-feira, 31.

Em nota enviada ao Diário do Estado, a pasta explica que a medida valerá “enquanto durarem as doses da vacina em estoque”. O balanço mais recente indica que foram distribuídas 2,2 milhões de doses aos munícipios e a expectativa é que Goiás receba mais 300 mil doses do Ministério da Saúde. No dia 6 de maio, a vacinação contra a Influenza foi liberada para toda a população a partir de seis meses de vida.

A chamada Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) já foi o motivo de 341 óbitos em Goiás e, conforme dados da SES-GO. Mais de 4 mil casos foram registrados no estado até este mês de maio. As baixas temperaturas, umidade e o inverno são razões que preocupam as autoridades e  saúde em relação ao alto índice e óbitos. Outro ponto que gera preocupação é a circulação de fake news sobre a imunização, fator que diminui significativamente a procura.

Estatística

Na capital goiana, 42,76% do público-alvo foi imunizado, conforme dados do boletim divulgado pela SES-GO. Houve registro de 63 casos de Srag que progrediram da Influenza em Goiânia, sendo cinco com complicações que resultaram em óbito. A maioria das vítimas sofria com alguma comorbidade, como problemas cardiovasculares e diabetes. Em Goiás, foram totalizados 554,5 mil cidadãos prioritários e apenas 198,5 mil foram vacinados, representando 46,89%, segundo a nota enviada pela Secretaria.

Somente o estado do Amapá havia atingido a cobertura vacinal superior a 75%, registrando 86,9% de vacinados, conforme dados do Ministério da Saúde. Além de Goiás, outros 18 estados também estavam com a cobertura vacinal baixa, entre 25% e 49,9%.

Campanha

Devido ao aumento dos casos de gripe em Goiás, a campanha de vacinação de Influenza foi antecipada para o dia 4 de abril. Inicialmente, a imunização não aconteceu em ampla escala, sendo destinada apenas para o público-alvo (crianças, gestantes, puérperas, idosos, indígenas, professores e profissionais da área da saúde). Os imunizantes estão disponíveis em diversas unidades de saúde espalhadas pelos municípios.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos