Na noite desta segunda-feira, 01, o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado por 57 votos. O parlamentar ocupará a cadeira por dois anos. Em segundo lugar ficou a senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que recebeu 21 votos.
O senador Rodrigo Pacheco teve na candidatura o apoio do presidente Jair Bolsonaro e de 10 partidos, entre eles estão siglas de oposição, como o PT, a Rede e o PDT. O, então, ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP foi o principal cabo eleitoral de Pacheco desde dezembro de 2020, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) barrou a reeleição nas Casas do Congresso.
Representando Goiás, Jorge Kajuru (Cidadania-GO) retirou a candidatura ao posto nesta segunda e manifestou apoio e voto em Tebet.
Enquanto isso, durante a votação, a senadora Simone Tebet defendeu o Senado independente e a representação política da mulher.
Votação
O plenário do Senado é formado por 81 parlamentares, porém apenas 78 votaram. O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) está licenciado do mandato e os senadores Jacques Wagner (PT-BA) e Jarbas Vasconcellos (MDB-PE) afirmaram se ausentar por razões médicas.
Dos 78 presentes, 13 votaram em urnas levadas à Chapelaria (uma das entradas do Congresso) e ao Salão Azul, medida utilizada para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19. Os outros 65 votaram em plenário.
Com informações da Agência Senado
Foto: TV Senado/Reprodução