Com avanços de Goiás como vitrine, Caiado inicia maratona pelo Brasil rumo à presidência

O pré-candidato à Presidência da República, governador de Goiás Ronaldo Caiado, inicia maratona pelo Brasil para apresentar os resultados da sua gestão em Goiás

Fotos: União Brasil

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (União Brasil) deu início, nesta sexta-feira, 4, por Salvador, na Bahia, a caminhada pelo país para consolidar sua candidatura à Presidência da República em 2026. Os avanços conquistados pelo Estado sob sua gestão é o maior trunfo a ser trabalhado na pré-campanha. “Quem conhece o governo de Caiado, vota em Ronaldo Caiado. Por isso, vou caminhar e mostrar a vitrine, que é Goiás. É o Estado mais bem governado do Brasil, o primeiro lugar em várias áreas de atuação do governo: educação, segurança, transparência”, disse em entrevista coletiva momentos antes do lançamento oficial de sua pré-campanha a presidente.

Caiado classificou o evento em Salvador, que reúne centenas lideranças políticas e milhares de apoiadores, como seu ponto de partida. “Vamos começar caminhando por outros estados do Nordeste para debater com a população, mostrar o que fizemos. Não sou um candidato de achismo, sou um candidato que tem propostas e realizações para apresentar”, enfatizou o governador.

O pré-candidato assegurou que atua nas quatro linhas da democracia, com humildade para reconhecer os rumos do jogo político daqui até as eleições. “Cabe a cada um não ficar dependendo da sombra de A ou de B. O candidato tem de se apresentar para as prévias. É isso que o União Brasil está fazendo. Aquele que chegar mais bem avaliado no final, avança”, observou. “O partido está aberto a todos que quiserem disputar a prévia. E aqui não é candidato de bolso de colete, ou de barra de saia. Quem tiver coragem, independência moral e intelectual, que se apresente”, continuou.

Zero à esquerda

Ao criticar a gestão do governo Lula, Caiado frisou que o Brasil precisa de um nome com coragem e capacidade técnica para enfrentar e resolver os gargalos da União. O objetivo, continuou, é “ter uma vitória expressiva sobre esse governo que não mostra nenhuma capacidade de apresentar um plano de desenvolvimento para o país, nem de entregar aquilo tudo que prometeu à população brasileira”.

O governador mencionou o que considera os principais problemas do governo Lula, como a escalada da violência, o colapso econômico e a falta de incentivos ao setor produtivo, e levantou um debate partidário. “O PT na gestão pública é um zero à esquerda. E o União Brasil tem os melhores gestores do país. Essa é a diferença”, comparou.

Caiado também apontou as falhas da esquerda. No seu ponto de vista, a má gestão do atual presidente comprova um enfraquecimento político. “Lula é o único ativo que o PT tem. E, ao colocá-lo para falar, ele foi a pessoa que teve 56% de desaprovação”, criticou, citando a última pesquisa Quaest que mostra o alto índice de insatisfação da população brasileira com o atual governo. “Então, é só governar com seriedade e competência que a gente consegue”, finalizou.

O lançamento da pré-candidatura de Caiado à presidência está em andamento no Centro de Convenções da capital baiana. O governador também foi homenageado com o título de cidadão baiano e com a Comenda 2 de Julho, maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia. Entre as lideranças que prestigiam o evento estão o senador Sérgio Moro (União Brasil – PR), o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), o prefeito de Natal, Paulinho Freire (UB), o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB), o deputado federal e presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP).

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp