Com baixo estoque de leite humano, Hemu convoca mães para doação

Com o estoque de leite materno em estado crítico, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu) tem convocado as mães que estejam amamentando para ajudar a abastecer o estoque da unidade. Atualmente, o hospital conta com apenas 100 litros de leite nas geladeiras, cerca de 300 litros abaixo do necessário para operar com segurança.

Para a coordenadora do (BLH), Renata Leles, houve uma queda acentuada nos estoques do hospital, que precisa urgentemente de doações de leite materno para alimentar os recém-nascidos que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatais. 

“Quem puder doar nos procure. Não precisa nem sair de casa, nós buscamos esse leite. Ele é destinado às crianças que estão internadas e prematuros. Hoje, a gente possui apenas um freezer e duas gavetas para suprir toda a unidade. Precisamos estocar pelo menos 300 a 400 litros de leite materno”, diz a coordenadora.

Um litro de leite pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, conforme Renata. A depender do peso do prematuro, um (1) ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. 

Doação

Para realizar as doações, as mães precisam seguir algumas exigências como apresentar exame de pré-natal que comprove ausência de doenças infecto-contagiosas, não podem ser fumantes, usuárias de drogas ou de bebidas alcoólicas. 

Além disso, a doadora não pode ter recebido sangue nos últimos seis meses, e não pode fazer uso de medicamentos que contenham restrições à amamentação, e consequentemente, à doação. As mães interessadas em doar leite materno podem ligar ou enviar mensagem para o número (62) 3956-2921 e solicitar a coleta em domicílio.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ação social em Aparecida de Goiânia distribui brinquedos e alegria para crianças carentes

A ação social realizada no último sábado, em Aparecida de Goiânia, que contou com a presença do Papai Noel e distribuiu cerca de 600 brinquedos para crianças carentes, foi organizada pela Urbaniza.BR e pela Trinus. Além dos brinquedos, as famílias presentes puderam desfrutar de brincadeiras, pipoca, picolé e algodão-doce, proporcionando momentos de alegria e diversão para a comunidade local.

O CEO e sócio da Urbaniza.BR, Rodrigo Lima, destacou a importância de promover ações de solidariedade, principalmente durante o período natalino. A festa aconteceu no estande do Jardim dos Pássaros, próximo ao Colégio Estadual Dom Bosco, e teve como objetivo fortalecer o espírito de união e renascimento entre as crianças e seus familiares. A iniciativa surgiu durante os preparativos do lançamento do bairro planejado Jardim dos Pássaros, como uma forma de retribuir à comunidade local.

O Jardim dos Pássaros é um loteamento aberto que oferece uma infraestrutura de qualidade e espaços de lazer para os moradores. Além dos serviços básicos, como rede de saneamento e elétrica, o bairro planejado conta com praças urbanizadas, quadras esportivas, ciclovia e rede de câmeras de monitoramento. Em parceria com a InstaCasa, os compradores de lotes no Jardim dos Pássaros receberão o projeto arquitetônico de suas futuras residências como presente, garantindo mais comodidade e personalização aos futuros moradores.

A iniciativa demonstra o compromisso da Urbaniza.BR com o bem-estar e a qualidade de vida da população local, buscando não apenas oferecer moradias, mas também promover ações sociais e de integração com a comunidade. A alegria estampada no rosto das crianças durante o evento reforça a importância dessas iniciativas para a construção de uma sociedade mais solidária e unida. O sucesso da ação social em Aparecida de Goiânia ressalta a importância de se investir em projetos que visem o bem-estar e a felicidade das crianças e suas famílias.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp