Press "Enter" to skip to content

Com bloqueio em rodovia, UFJ cancela aulas 

Última atualização 01/11/2022 | 18:13

O bloqueio da BR-364 por caminhoneiros contra o resultado das eleições obrigou a Universidade Federal de Jataí (UFJ) a suspender as aulas nesta terça-feira, 1. Cerca de 4,5 mil alunos foram dispensados até o retorno da normalidade. Amanhã, quarta-feira, 2, também não haverá expediente devido ao feriado nacional de Finados.

A reitoria explicou que o transporte intercampi e o transporte coletivo dos estudantes ficou comprometido, por isso priorizou a segurança da população acadêmica. O prédio da UFJ fica próximo à rodovia que está com trânsito impedido pelos apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro. A UFJ tem 25 cursos de graduação, inclusive medicina.

Até a tarde de hoje, a estrada continuava parcialmente bloqueada. O tráfego está sendo autorizado somente para  ambulâncias e caminhões transportando cargas vivas e perecíveis. A reação antidemocrática continua mesmo após determinação judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabelece multa diária para o caso de descumprimento.

Embora aleguem não reconhecer a eleição de Lula (PT), o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que seguirá as normas previstas na Constituição Federal. No discurso breve na tarde de hoje, ele afirmou que as manifestações em todo o País ocorrem por parte de pessoas indignadas com o processo eleitoral deste ano, mas criticou movimentos antidemocráticos. 

Além disso, Jair defendeu apenas reações pacíficas e pediu que os manifestantes não sigam os “métodos” da esquerda que, de acordo com ele, invadem propriedades, destroem o patrimônio e limitam o direito de ir e vir.