Press "Enter" to skip to content

Com Brasil fora da Copa, bares podem ter queda de 50% no faturamento previsto

Última atualização 13/12/2022 | 11:17

O público não deve ser tão fiel aos bares de Goiânia como nos dias de jogo da seleção brasileira na Copa do mundo. A eliminação do time do torneio fez o segmento recalcular a estimativa de faturamento. A previsão de 30% de aumento caiu pela metade para este mês de dezembro.

Alguns empresários amargam balanço negativo do evento, ao contrário do esperado. O investimento em decoração e mão de obra não teria compensado em retorno financeiro com o baixo movimento de clientes. Apesar disso, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Goiás (Abrasel-GO), Danillo Piry. tem uma avaliação geral diferente.

“Bares em dias de jogo tiveram aumento de faturamento, porém nos outros dias houve compensação. Realmente muitos acusaram queda no faturamento, mas empresários que transmitiram jogos e fizeram eventos identificaram estabilidade de faturamento. Não houve incremento, então os dias de jogos compensaram até outros dias de fim de semana que foram fracos devido também a mudança de comportamento do público no decorrer da copa do mundo”, avalia.

A mudança de horário de atendimento em instituições públicas e privadas para os funcionários assistirem as partidas fez com que refeições como almoço ficassem fora do cardápio do público. Assistir o jogo em casa ou na casa de amigos fez a demanda em outros estabelecimentos do setor cair drasticamente, principalmente no dia em que a seleção entrou em campo ao meio-dia e algumas repartições públicas tiveram decretado o ponto facultativo, 

“Para o segmento de restaurantes e pizzarias, a Copa do mundo trouxe queda de movimento. Os estabelecimentos, principalmente de venda por quilo, tiveram queda de 30% do faturamento. Em dias de jogos, a queda foi de até 70% no faturamento, completa Piry.

O saldo negativo é pontual, de acordo com a estimativa da Abrasel nacional. A entidade prevê aumento geral do segmento neste ano e em 2023. A projeção para os próximos 12 meses depende do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) já que o setor consegue expandir até 50% a mais sobre o indicador.