Press "Enter" to skip to content

Com baixa procura por vacina, Goiás chega a 11 mortes por influenza

Última atualização 19/04/2023 | 10:16

Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) confirmou um total de 11 mortes por influenza neste ano. Mesmo com o alerta, a baixa procura pela vacina permanece. No total, apenas 7,47% do público estimado se imunizou contra o vírus, que desencadeia a Síndrome Respiratória Aguda (Srag).

A situação da influenza em Goiás

Inicialmente, a campanha de vacinação contra a influenza em Goiás começaria no dia 10 de abril, mas a SES-GO antecipou em uma semana devido à preocupação com o aumento de casos. Desde que teve início a campanha, 155 mil pessoas se vacinaram contra a doença no estado.

O primeiro óbito por influenza em Goiás neste ano ocorreu em fevereiro, relativo a uma criança de cinco meses de idade, em Goiânia. Para conter um possível alastramento do vírus, a SES-GO decidiu antecipar a vacinação. Ainda, no começo deste mês, a SES-GO confirmou mais uma morte na capital em decorrência da Srag. A vítima foi um jovem de 15 anos de idade.

Em seguida, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, houve a terceira morte de uma vítima que tinha 20 anos de idade. A quarta ocorreu em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, e atingiu uma criança. Já a quinta foi em Iporá, no oeste goiano, com uma mulher entre 40 e 49 anos.

Quanto às outras seis mortes por influenza em Goiás, a SES-GO deve fornecer mais detalhes ao longo do dia.