Press "Enter" to skip to content

Com CoronaVac e vacina de Oxford aprovadas, profissional de saúde é a primeira vacinada no país

Depois de negar a liberação da vacina emergencial Russa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária realizou uma reunião neste domingo, 17, que começou às 10h da manhã, para decidir se aprovaria ou não a vacinação emergencial dos imunizantes da Sinovac/Butantan (a CoronaVac) e de Oxford/AstraZeneca, contra o coronavírus.

Pelas 15h, dos cinco votos dos jurados, três já davam a aprovação por maioria para as duas fórmulas. Mas no fim, os cinco diretores votaram a favor, dando o resultado por unanimidade. A vacina inglesa tem 70% de eficácia global comprovada na fase de testes, enquanto a chinesa obteve 50%.

João Dória, governador de São Paulo que apostou na CoronaVac, acompanhou a primeira vacinação oficialmente brasileira: a enfermeira Mônica Calanzas, paulista que trabalha no hospital Emílio Ribas. O tucano declarou: “É a vitória da democracia, da liberdade”. Depois de conversar com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o governador goiano Ronaldo Caiado já afirmou que os profissionais na linha de frente contra a doença terão prioridade na imunização.

Pazuello, ainda neste domingo, declarou que toda e qualquer vacinação fora do plano do Ministério da Saúde está contra a Lei, se referindo à João Dória e a vacina aplicada na enfermeira.

Imagem: Edilson Dantas/O Globo