Com discurso anti-Lula, Bolsonaro participa de evento da direita em Lisboa

BOLSONARO

O ex-presidente Jair Bolsonaro deve permanecer no Brasil por apenas um mês e meio antes de viajar novamente ao exterior. Ele participará de um encontro internacional de políticos conservadores em maio na cidade de Lisboa, em Portugal. A confirmação foi feita pelo presidente da sigla da extrema direita daquele País, o Chega. Além do brasileiro, o vice primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, teve a presença oficializada.  

 

“Militantes e amigos do Chega, anuncio-vos que o ex-Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, bem como o atual vice primeiro-ministro italiano, Matteo Slavini, já aceitaram o nosso convite para a grande cimeira mundial da direita, em Lisboa, nos dias 13 e 14 de Maio. Vai ser enorme!”, publicou o líder do Chega, André Ventura.

 

Nomes como o de Marine Le Pen, da França, e de Geert Wilders, da Holanda, também devem ser convidados. Encontro é uma “resposta” ao avanço da esquerda em alguns países. Em Portugal, o Partido Socialista governa desde o ano passado. A bancada parlamentarista da direita nacional ganhou espaço, assim como no Brasil. 

 

A expectativa para a breve estadia de Bolsonaro em solo brasileiro já estava sendo ventilada nos bastidores. Ele realizou uma série de palestras sobre diversos temas para empresários nos Estados Unidos, onde permaneceu em férias após o fim do mandato durante três meses. Ele já declarou que pretende eleger prefeitos da base aliada nas eleições brasileiras no próximo ano. Em declarações à imprensa, ele reconheceu a possibilidade de não disputar uma vaga no Palácio do Planalto em 2026

 

Bolsonaro desembarcou no Brasil em 30 de março e não participou de grandes eventos ainda nem se pronunciou aos apoiadores. Ele foi proibido pela Polícia Federal (PF) de encontrar os eleitores no saguão do aeroporto de Brasília para evitar novos atos antidemocráticos como os de 8 de janeiro, quando as sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário foram invadidos e depredados por bolsonaristas. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos