Nesta quinta-feira (05), o Museu Pedro Ludovico Teixeira (MPL) será reaberto em Goiânia. Após ficar mais de um ano fechado para reforma, o museu retomará suas atividades com novo horário de funcionamento e com nova programação.
Com um expressivo acervo representativo goiano, o museu é frequentemente visitado por estudantes e historiadores. A casa onde viveu Pedro Ludovico guarda peças originais de mobília, quadros, louças, objetos, que contam parte da história da fundação de Goiânia e de seu fundador.
Na cerimônia de abertura à ser realizada hoje, será criado o Conselho Consultivo de Notáveis, formado por membros de áreas além da Cultura, com a finalidade de dar mais visibilidade ao local e reiterar sua importância. A nova programação e horários também serão divulgados na cerimônia.
Fundador
Pedro Ludovico Teixeira nasceu em outubro de 1891. Médico por formação, foi casado com Dona Gercina Borges Teixeira, conhecida por seus trabalhos sociais, e fundou Goiânia em 1933 para tornar-se a nova capital do Estado e projetar Goiás a nível nacional. Deputado constituinte e governador por seis vezes, entre mandatos completos e interrompidos, entre as décadas de 1930 e 1950, morreu em agosto de 1979, aos 87 anos.