Press "Enter" to skip to content

Com limitação de público, Planetário da UFG retoma atividades exclusivamente para escolas

Última atualização 08/08/2022 | 08:32

Após dois anos e meio com atividades suspensas, o Planetário da Universidade Federal de Goiás (UFG) reabre as portas ao público. O retorno ocorre com limitação de 80 pessoas por apresentação e somente para escolas. A restrição ocorre devido ao alto risco de transmissão do coronavírus na cúpula totalmente fechada e sem renovação do ar onde ocorrem as projeções do sistema solar que visam popularizar o conhecimento em astronomia.

A direção do local optou por retomar o trabalho após considerar as estatísticas de imunização registradas em Goiás, que apontam mais de 80% da população com ao menos uma dose de vacina contra covid. As sessões públicas aos domingos seguem suspensas sem previsão de retorno.

Ao todo, o espaço tem seis programas de exibição liberados para visitas às terças o dia todo, quartas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã. Os alunos de turmas escolares já imunizadas que participarem das sessões deverão usar máscara facial. Os ingressos custam R$8 a inteira e R$4 a meia. O agendamento de um colégio por período e também por horário pode ser feito  de segunda a sexta-feira, das 8h as 17h, através do telefone (62) 3225.8085 ou pelo email [email protected]

O projetor Zeiss Spacemaster situado ao centro da sala de projeções é o mais antigo em funcionamento no Brasil e foi o terceiro a ser inaugurado no país. Há cerca de 60 planetários fixos e 50 planetários móveis no Brasil, sendo muitos deles filiados à Associação Brasileira de Planetários (ABP), cuja sede é no Planetário da UFG.