Press "Enter" to skip to content

Com maioria de focos de incêndio em área populacional, casas estão em risco na Chapada dos Veadeiros

Última atualização 05/10/2022 | 14:44

A população e as casas na região da Chapada dos Veadeiros que sofrem com incêndios desde a noite desta segunda-feira, 3, estão ameaçadas pelas chamas. A maioria dos focos está fora de áreas como o Morro da Baleia e no Jardim de Maytrea, em Alto Paraíso. Ao todo, há seis centros de fogo com quatro causados por raios e dois de origem desconhecida. Somente dois foram extintos até a tarde desta quarta-feira, 5.

“Temos o risco ambiental e também humano e material. Ontem [terça-feira], conseguimos contornar com muito custo uma região com quatro ou cinco casas perto de Maytrea. Há sim o risco de atingir pessoas porque grande parte dos incêndios é em áreas fora do Parque [Nacional da Chapada dos Veadeiros], onde há adensamento populacional”, relata o capitão Dias, do Corpo de Bombeiros.

Segundo ele, a equipe que lidera não encontrou animais mortos e não há informações nesse sentido de outros colegas. A morte de bichos que moram em tocas, a exemplo de cobras e tatus, no entanto, não é descartada. Cerca de 60 hectares já teriam sido consumidos pelas chamas, mas o coronel prefere aguardar a confirmação do levantamento oficial das cicatrizes de incêndio identificadas pelo satélite.

O combate ao fogo continua pelo terceiro dia seguido. A atuação conta com 50 homens do Corpo de Bombeiros de Goiás, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis( Ibama) e brigadistas do município e do Parque. 

Entre 22 de setembro e 02 de outubro, Goiás já registrou quase 100 mil descargas atmosféricas. Os raios devem continuar ocorrendo com frequência nas tempestades previstas para os próximos dias. Estudos mostram que apenas 1% dos incêndios tem causa natural ou raio, sendo 99%  de origem humana. No incêndio mais recente na mesma área, no fim de agosto, 125 hectares foram destruídos.