Com melhora na estimativa brasileira, mercado prevê tombo do PIB abaixo de 6% em 2020

Os dados são do Boletim Focus, do Banco Central. Inflação também deve seguir abaixo da meta

Os economistas do mercado financeiro melhoraram a estimativa para o nível de atividade e passaram a prever um tombo para a economia brasileira abaixo de 6% neste ano. Para o do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, a previsão de queda passou de 6,10% para 5,95%. Para 2021, a expectativa de crescimento foi mantida em 3,50%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia. Vale lembrar que a expectativa para o nível de atividade foi feita em meio à pandemia do novo coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

As projeções fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

LEIA TAMBÉM

• IPTU: Goiânia projeta congelar o valor do imposto em 2023 e 2024• Combustíveis: “até quem anda de bicicleta sente o aumento”, diz presidente do Sindiposto• Repaginadas, quitinetes ganham novo nome e viram tendência em Goiânia

Ainda segundo o relatório divulgado pelo Banco Central, os analistas do mercado financeiro mantiveram em 1,72% a estimativa de inflação para 2020. Os números seguem abaixo da meta central, de 4%, e também do piso do sistema de metas, que é de 2,5% neste ano.

Tags: