Em 2025, o carnaval ocorrerá no início de março e afetará o pagamento de salários, pensões e aposentadorias. A principal mudança será no calendário de pagamentos para quem recebe no início do mês.
Para os beneficiários do INSS que recebem até um salário mínimo, o pagamento começará no dia 24 de fevereiro, conforme o dígito final do NIS. No entanto, em 1º de março, um sábado, os depósitos serão interrompidos e retomarão somente na quinta-feira, dia 6. O pagamento continuará até 12 de março.
Já para quem recebe acima de um salário mínimo, o pagamento ocorrerá entre os dias 6 e 12 de março, com um período mais longo do que o usual, já que normalmente o pagamento é feito até o quinto dia útil do mês.
No setor privado, os trabalhadores que esperam receber seus salários até o quinto dia útil têm dúvidas, pois as empresas, em muitas situações, suspenderão o expediente até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 5. Contudo, o advogado trabalhista Solon Tepedino esclarece que o carnaval não é considerado feriado nacional, e que, em cidades onde o feriado se aplica apenas à terça-feira (4), os outros dias são considerados úteis. Isso significa que, se o quinto dia útil cair em um feriado ou domingo, o pagamento deve ser antecipado para o dia útil anterior.
Nas cidades onde o carnaval não é feriado, o quinto dia útil cairá em 6 de março, enquanto nas demais, será no dia 7, já que a segunda-feira de carnaval é um ponto facultativo. Mesmo assim, as empresas podem realizar o pagamento antes do limite, se desejarem.
No INSS, vale lembrar que as agências estarão fechadas nos dias 3 e 4 de março, além da manhã da Quarta-Feira de Cinzas. O atendimento será retomado às 14h do dia 5, mas apenas para quem tem agendamento. Durante o período de carnaval, é possível acessar os serviços por meio dos canais remotos, como site, aplicativo ou pelo telefone 135. O funcionamento normal será retomado no dia 6.