Com PL irredutível, Mabel busca vice evangélico

Para subir nas pesquisas e conseguir chegar ao segundo turno nas eleições municipais de Goiânia, o pré-candidato da base governista, o empresário Sandro Mabel (UB), contava com uma aliança com o PL para fazer a mágica acontecer. Mas o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem o senador Wilder Morais como dirigente em Goiás, não se mostra muito disposto a contribuir com o Palácio das Esmeraldas. À coluna, um integrante do PL afirma que não há “nenhuma chance de composição” com o União Brasil, e que seguirão com o projeto de lançar o ex-deputado estadual Fred Rodrigues como candidato.

Com o sinal fechado para a união com os representantes do bolsonarismo, Caiado e Mabel buscam agora um grupo que também lhes dê condições de dialogar com o eleitorado mais conservador da capital. O salvo-conduto pode vir de uma aliança com os representantes da igreja evangélica e a escolha de um nome do meio para compor a vice do empresário. Em Aparecida de Goiânia, o pré-candidato governista, o ex-deputado Leandro Vilela, já conseguiu o apoio da Igreja Assembleia de Deus e também deve dar a sua vice para o grupo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo Lula tem 90% de reprovação no mercado financeiro

Governo Lula: 90% de Reprovação no Mercado Financeiro

A avaliação negativa do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entre os agentes do mercado financeiro alcançou 90%, segundo pesquisa da consultoria Quaest. A reprovação saltou em relação a março, quando era de 64%. Apenas 3% dos agentes aprovam a gestão e 7% a consideram regular.

O temor de uma piora econômica levou 96% a acreditar que o governo não está no caminho certo. A condução da política econômica pelo ministro Fernando Haddad teve sua aprovação reduzida de 50% para 41%, com a reprovação dobrando de 12% para 24%.

O pacote fiscal foi mal recebido, sendo considerado nada satisfatório por 58% e pouco satisfatório por 42%. A credibilidade do novo arcabouço fiscal é questionada, com 58% afirmando que não tem credibilidade.

O mercado reagiu negativamente ao pacote de cortes de gastos e à proposta de isenção do Imposto de Renda, o que elevou as expectativas de inflação. A expectativa para a Selic é de aumento de 0,75 ponto percentual.

Aprovação da nomeação do Banco Central

Por outro lado, 62% dos agentes aprovam a nomeação de Gabriel Galípolo para o Banco Central.

No cenário político para 2026, apenas 34% acreditam que Lula será o favorito, uma queda em relação aos 53% registrados anteriormente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp