Press "Enter" to skip to content

Com possibilidade de chuvas intensas, Defesa Civil segue em alerta para emergências

Última atualização 02/03/2024 | 14:29

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil, reforça a atenção e monitoramento da cidade nos próximos dias, diante da previsão de chuvas para o fim de semana. O alerta do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) aponta risco potencial de chuvas intensas (20 a 30 mm/h ou 50 mm/dia), que podem ser acompanhadas de rajadas de vento (acima de 60 km/h) e raios.

Em Goiânia, a previsão é de variação de nebulosidade, sol, com pancadas de chuvas isoladas, temperatura máxima que pode chegar aos 31ºC e umidade relativa do ar entre 40% a 90%. “Diante da possibilidade de situações adversas, a população deve ficar atenta para adotar medidas preventivas que são de grande importância para evitar incidentes”, destaca.

Dentre os cuidados, a Defesa Civil destaca que, ao ser surpreendido por chuva forte, a orientação é procurar parar em local seguro, como estacionamentos de shoppings ou supermercados. Também não se deve atravessar vias alagadas acima do meio-fio, pois a força da água pode arrastar veículos.

Outro cuidado importante é não estacionar ou parar veículos embaixo de árvores, pois elas podem sofrer quedas ou serem atingidas por raios. “É preciso tomar muito cuidado com a possibilidade de quedas de árvores, raios e descargas elétricas”, frisa o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça de Farias.

Segundo ele, é preciso ficar atento e vigilante ao nível de subida das águas, mesmo à noite, assim como evitar áreas de risco e evacuar áreas de inundação. Se houver risco de deslizamentos de terra na região, é fundamental estar alerta a qualquer sinal de rachaduras no terreno ou nas paredes. Em caso de emergência ou risco iminente, a população deve acionar a Defesa Civil (153) e o Corpo de Bombeiros (193).

A Defesa Civil segue em monitoramento constante e, em casos de emergência, oferece serviços de assistência social com abrigo temporário junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs).

Em caso de quedas de árvores, os goianienses podem acionar a Comurg para solicitar a retirada pelo WhatsApp (62) 9 9855-8555 ou pelo aplicativo Prefeitura 24 horas.

Investimentos em drenagem

Para conter os alagamentos que castigam a cidade há décadas, a Prefeitura de Goiânia realiza investimentos da ordem de R$ 200 milhões em drenagem urbana. “São mais de R$ 200 milhões em obras de drenagem. Resolvemos enfrentar um problema histórico e já beneficiamos regiões como o Bairro Feliz, Chácaras São Joaquim, Maringá, Novo Petrópolis e os trabalhos avançam em outros bairros, a exemplo do Jardim Goiás”, ressalta o prefeito Rogério.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), dos mais de 90 pontos de alagamento que a Prefeitura realiza acompanhamento, 70 já receberam intervenções. Outra medida preventiva adotada pela administração municipal é a limpeza das galerias. A Prefeitura já realizou a limpeza de 74 mil bocas de lobo. Mais de 200 mil metros de ramais foram limpos e mais de 22 quilômetros de novas tubulações para escoamento das águas da chuva foram executadas.