Press "Enter" to skip to content

Com presença de Lula, evento encerra transição do governo

Última atualização 13/12/2022 | 12:12

Nesta terça-feira, 13, a partir das 14h, acontece no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, o evento de encerramento da transição do governo. O presidente eleito Lula (PT) deve marcar presença, assim como o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT) e o ex-ministro Aloizio Mercadante (PT).

O encerramento da transição para o governo Lula

A transição de governo começou oficialmente no dia 7 de novembro, uma semana após a vitória de Lula sobre Bolsonaro (PL) nas Eleições 2022. Desde então, cerca de 1.000 pessoas fizeram parte da equipe em diferentes pastas, elaborando propostas e diagnósticos para o terceiro mandato lulista.

Durante esse período, a base da transição ficou estabelecida exatamente no Centro Cultural do Banco do Brasil. Mesmo após o encerramento, o lugar continuará disponível para reuniões com os futuros ministros até que Lula de fato tome posse como presidente da República.

Até o momento, Lula confirmou seis ministros para o próximo governo: Fernando Haddad (PT), para o Ministério da Fazenda; José Múcio (PTB), para a Defesa; Flávio Dino (PSB), para a Justiça e Segurança Pública; Rui Costa (PT), para a Casa Civil; Mauro Vieira, para o Itamaraty; e Margareth Menezes, para a Cultura.

A expectativa é de que, durante o evento de encerramento da transição, Lula anuncie mais ministros. A pasta de Educação está entre os principais enfoques. A governadora do Ceará, Izolda Cela (PDT), é a mais cotada para ocupar o cargo.