Com previsão de chuvas intensas, motoristas que vão pegar estrada devem redobrar a atenção

Com previsão de chuvas intensas, motoristas que vão pegar a estrada devem redobrar a atenção

Vai ‘pegar a estrada’ de carro neste final semana? Então, fique atento. O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) divulgou um alerta sobre chuvas intensas em várias regiões do estado para os próximos três dias. Portanto, quem vai pegar a estrada deve ter cuidado redobrado.

A pista molhada associada a alta velocidade é sinônimo de perigo, principalmente nas rodovias.

“É muito importante que, sob chuva, os condutores reduzam a velocidade, aumentem a distância em relação aos outros veículos que trafegam na via e mantenha os pneus em bom estado”, orienta o chefe de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Zampieri.

Além disso, em caso de chuva intensa a orientação é de que o condutor pare em um local seguro. Isso porque a visibilidade pode ser prejudicada e o risco de aquaplanagem, fenômeno que acontece quando tem uma acúmulo de água na pista, fazendo com que o carro “flutue” e o condutor perca o controle do veículo.

A prevenção, no entanto, vai um pouco mais além, os motoristas também devem fazer a revisão, para garantir a segurança do veículo.

Dicas de segurança ao ‘pegar a estrada’

Antes de viajar, é importante certificar que o veículo e o condutor estão aptos com orientações básicas, como por exemplo:

  • Faça uma revisão no veículo antes de viajar: (Verifique pneus, freios, luzes, óleo e água do motor);
  • Confira a validade da documentação pessoal e do automóvel (CNH e CRLV);
  • Respeite os limites de velocidade e aumente a distância em relação aos demais veículos;
  • Só ultrapasse em locais permitidos e certifique que a é manobra segura;
  • O condutor e todos os passageiros devem utilizar o cinto de segurança;
  • Não faça o uso de bebidas alcoólicas;
  • Em caso de restrição de visibilidade, o motorista deve diminuir a velocidade, sem freadas bruscas;
  • Manter o farol baixo ligado (nunca usar farol alto) e uma distância segura em relação ao veículo à sua frente.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp