A Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) está fazendo um apelo por doações de sangue em Goiás. Com a proximidade do Carnaval, época do ano em que costumam ocorrer muitos acidentes, o órgão iniciou o ano com uma queda no estoque de sangue de fator negativo. Diante deste cenário, a diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, convida a população a procurar alguma das unidades da rede no estado para realizar uma doação.
O apelo dos hemocentros de Goiás
Para fazer uma doação de sangue é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto, e idade entre 16 e 69 anos. Antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis, e para quem tem acima de 60 é necessário já ter realizado uma doação anteriormente.
Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. No caso da vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas, enquanto para a imunização contra Covid-19, é preciso aguardar 48 horas após a dose da Coronavac e sete dias após a aplicação das demais vacinas.
“Solicitamos que aquelas pessoas que já são doadoras de sangue e também aqueles que nunca doaram, que procure a unidade mais próxima e realize a doação. É um gesto tão simples, rápido, mas que é capaz de salvar até quatro vidas. O tempo entre a triagem e a coleta dura menos de uma hora”, ressalta Denyse Goulart.
Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Nas unidades da Rede Hemo localizadas no interior, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
A Rede Hemo disponibiliza o agendamento prévio das doações por meio do site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457. Além da doação de sangue, no Hemocentro de Goiânia e de Rio Verde os voluntários também podem agendar uma doação de plaquetas, um tipo de hemocomponente utilizado no tratamento pacientes oncológicos e de doenças como dengue e Covid-19.