Press "Enter" to skip to content

Com quase 2,3 mil casos, varíola dos macacos já é ameaça nacional para Ministério da Saúde

Última atualização 09/08/2022 | 13:58

O aumento de casos de varíola dos macacos em todo o país tornou a doença uma ameaça nacional, de acordo com a classificação de nível máximo do Ministério da Saúde (MS). Já são quase 2,3 mil casos confirmados e a mesma quantidade de suspeitos, o que põe em alerta o Sistema único de Saúde (SUS). 

“Este evento constitui uma situação de excepcional gravidade, podendo culminar na declaração de emergência em saúde pública de importância nacional ”, destaca a pasta no no plano de contingência.

A doença não tem remédios ou vacina, por isso a decisão de optar por enquadrar o atual cenário epidemiológico no grau 3. Com a medida, os órgãos públicos devem estar atentos para  a ocorrência de novos casos. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que bolhas na pele de forma aguda e inexplicável é um caso suspeito e podem haver sintomas como dor de cabeça, febre, linfonodos inchados, dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda. A transmissão é semelhante a do coronavírus: contato com o vírus através de pessoa ou materiais infectados.

Um homem de 41 anos morreu com a doença em Belo Horizonte, em Minas Gerais. O estado com maior incidência da doença é São Paulo (1.636), seguido de Rio de Janeiro (253), Minas Gerais (101) e Distrito Federal (95). Goiás tem 51 casos confirmados de acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) na última segunda-feira, 8. O

A pasta aguarda o resultado de exames de 165 pacientes. Outros 35 casos foram descartados e quatro pacientes contaminados receberam alta médica. Os casos confirmados estão concentrados em Goiânia (44), Aparecida de Goiânia (4), Inhumas (1), Itaberaí (1) e Luziânia (1).