Press "Enter" to skip to content

Com três partidas, Goianão 2022 começa na noite desta terça-feira (25)

Vai começar o Goianão de 2022! Na noite desta terça-feira (25), três jogos agitam o dia de abertura do Campeonato Goiano. O primeiro duelo é entre Vila Nova e Goiatuba, às 19h30, no Estádio Olímpico. Um pouco mais tarde, na faixa das 20h30, a Aparecidense recebe o Iporá no Aníbal Batista de Toledo, enquanto Anápolis e Goianésia medem forças no Jonas Duarte.

Formato e primeira rodada do Goianão

O Goianão de 2022 possui um total de 12 equipes divididas em duas chaves. O Grupo A é formado por Anápolis, Goianésia, Goiás, Grêmio Anápolis, Jataiense e Morrinhos. Já o Grupo B tem Aparecidense, Atlético, CRAC, Goiatuba, Iporá e Vila Nova. Os critérios para a divisão das chaves levaram em conta a proximidade entre as cidades dos clubes e também questões técnicas. De acordo com o regulamento, os quatro melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, enquanto o pior time de cada chave é automaticamente rebaixado para a Divisão de Acesso.

O embate inicial coloca frente a frente duas equipes que terminaram a temporada passada em momentos diferentes. O Vila Nova começou o ano de 2021 sendo vice-campeão estadual e ficando em segundo lugar na Copa Verde, mas conseguiu se manter na Série B do Brasileirão. O Goiatuba, por sua vez, faturou o título da Divisão de Acesso e retorna à elite goiana buscando fazer mais história para o interior. Ainda assim, o Tigre conta com um pouco mais de favoritismo, ao menos teoricamente.

No encontro entre Aparecidense e Iporá, também há um certo favoritismo. O Camaleão vem tendo exibições sólidas nos últimos Campeonatos Goianos, e se tornou a primeira equipe de fora de Goiânia e conquistar um título nacional. Isso aconteceu quando a Cidinha levantou a taça da Série D no último ano. O Lobo Guará, por outro lado, quer surpreender a agremiação de Aparecida de Goiânia. Por fim, a partida entre Anápolis e Goianésia promete conter equilíbrio. O Azulão possui um elenco melhor no papel, mas o Galo da Comarca jogará em sua casa.