Press "Enter" to skip to content

Com UPAs sobrecarregadas, Aparecida atende suspeitas de gripe e dengue em todas as UBS’s

A partir desta quarta-feira, todas as 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Aparecida de Goiânia passam a atender pessoas com sintomas de gripe e de dengue. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a medida pretende desafogar UPAs e CAIs, que tiveram aumento de 32% nos atendimentos do último fim de semana.

De acordo com a SMS, entre 25 e 26 de dezembro, os atendimentos saltaram de uma média de 2.350 para mais de 3.100.

Nos últimos dias, pacientes têm relatado horas de espera nas unidades, com filas que incluem idosos, crianças e, segundo relatos, pacientes com câncer. Segundo a SMS, 40% dos pacientes atendidos no fim de semana não são de Aparecida de Goiânia, mas de cidades próximas, inclusive da Região Metropolitana de Goiânia.

Confira vídeo que uma moradora enviou ao DE. Ela esperou horas na UPA Brasicon, no último domingo:

Atendimento nas UBSs de Aparecida

Nos casos de pacientes com sintomas de gripe, dengue zika vírus e chikungnya, o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde será por livre demanda, sem restrição de bairros. O atendimento é de 8h às 17h.

Nesse sentido, os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza, prostração, dores musculares e nas juntas.

Transmissão comunitária da ômicron

No início desta semana, Aparecida confirmou a transmissão comunitária da ômicron, nova variante da Covid-19. Nenhum dos moradores infectados com a nova variante da Covid-19 está internado no momento. Eles têm entre 17 e 82 anos de idade.

A confirmação da transmissão comunitária é feita quando não se pode identificar onde o paciente contraiu o vírus. Nesse sentido, a SMS não conseguiu rastrear um dos 22 casos.