O comandante do Baep explica que o vídeo em que policiais militares colocam fogo em cruz no interior de SP faz parte de uma cerimônia. Em um pronunciamento publicado nas redes sociais, o tenente-coronel Costa Junior do 9º Baep de São José do Rio Preto, ressaltou que as imagens são parte de uma cerimônia para valorizar o empenho dos novos policiais que estão sendo integrados à unidade. Ele afirmou que esse ato é considerado rotineiro dentro da corporação e tem como objetivo principal reconhecer o esforço dos policiais.
De acordo com o comandante, o vídeo mostra uma cruz em chamas, uma trilha com velas e um brasão de fogo no chão com a palavra “Baep”. No entanto, ele enfatizou que não há nenhum cunho religioso, racial ou político nas ações retratadas. O vídeo foi apagado das redes sociais do Baep após a repercussão negativa na web, mas o comandante esclareceu que a intenção não era causar confusão, e sim celebrar a dedicação dos policiais.
O Ministério Público está investigando a conduta dos policiais militares envolvidos na cerimônia. Após a publicação do vídeo, muitas comparações surgiram nas redes sociais, incluindo referências a rituais da “Ku Klux Klan” e associações com ideologias nazistas. Tanto a Polícia Militar quanto o Baep negaram qualquer ligação com símbolos ou ideologias extremistas, enfatizando que a cerimônia tinha o propósito de simbolizar a superação de limites físicos e psicológicos.
A corporação afirmou que as ações retratadas no vídeo não tinham intenção de ofender ou discriminar, mas mesmo assim será feita uma investigação sobre as circunstâncias da produção das imagens. A Polícia Militar também reforçou seu repúdio a qualquer manifestação de intolerância, preconceito ou discriminação. A Secretaria de Segurança Pública instaurou um procedimento para apurar os fatos e garantir a responsabilização dos envolvidos, caso sejam comprovadas irregularidades.
O Baep de São José do Rio Preto reiterou que a cerimônia faz parte das práticas da corporação para reconhecer o esforço e dedicação dos policiais recém-integrados à unidade. O vídeo foi interpretado de forma equivocada nas redes sociais e, por isso, foi retirado das plataformas digitais para evitar mal-entendidos. A Polícia Militar enfatizou que a instituição não apoia nenhum tipo de manifestação extremista e reafirmou seu compromisso em defender a sociedade e combater o crime dentro dos limites legais.