Combate à Aids em SP: testes rápidos e caminhada no dia mundial de conscientização

Combate a Aids: governo de SP promove ações de conscientização no dia mundial da luta contra a doença

Neste domingo (1º), serão oferecidos testes rápidos para identificação de HIV e sífilis, assim como orientações sobre as formas de prevenção a infecções.

1 de 1 Campanha contra Aids e sífilis — Foto: Divulgação/PMRC

Para celebrar o dia mundial de combate a Aids, a Secretaria Estadual de Saúde promoverá ações de conscientização sobre a doença na região da Av. Paulista, neste domingo (1º).

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como Aids (sigla em inglês), é uma doença infecciosa causada pelo vírus HIV, que ataca o sistema imunológico humano e destrói células de defesa para conseguir se reproduzir. Com o organismo mais suscetível a outras infecções, como pneumonia, a pessoa desenvolve um quadro de imunodeficiência — a Aids.

No Parque Augusta, serão realizados testes rápidos para identificação de HIV e Sífilis. A expectativa é de que sejam realizados 440 mil exames.

Também haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante, além de informações e orientações a respeito de autotestes e das medicações que previnem a infecção pelo HIV antes e depois da exposição a ele (PrEP e PEP).

Já no vão livre do Masp terá início uma “caminhada meditativa” para reflexão e celebração da vida, homenageando as pessoas que vivem com HIV. Utilizando camisetas brancas, o grupo deve seguir até o Instituto Moreira Salles, na altura da Rua Bela Cintra. A ação contará com a participação da monja Coen.

SERVIÇO

Testes rápidos de HIV e Sífilis

📍 Onde? Parque Augusta | Rua Augusta, 200 — Consolação
📆 Quando? 1º de dezembro, das 10h às 15h

“Caminhada Meditativa”

📍 Onde? Concentração no vão livre do Masp | Av. Paulista, 1578 — Bela Vista
📆 Quando? 1º de dezembro, a partir das 8h30

LEIA MAIS

* Casos de infecção por HIV na capital paulista tiveram queda de 54% nos últimos 7 anos
* ‘Vivi minha juventude para o HIV’: Desafios e perspectivas de uma mulher que descobriu a Aids aos 6 anos, com a perda da mãe

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Motociclista de 18 anos é baleado em perseguição em Taubaté: adolescente de 16 anos também ferido

Motociclista de 18 anos é baleado por DE durante perseguição em Taubaté

Um adolescente de 16 anos estava na garupa da e também ficou ferido na tentativa de fuga.

O caso foi registrado na Delegacia Seccional de Taubaté — Foto: Laurene Santos/TV Vanguarda

Um motociclista de 18 anos foi baleado enquanto era perseguido pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Taubaté (SP) na noite desta terça-feira (24). Um adolescente de 16 estava na garupa da moto e também se feriu na abordagem.

De acordo com a Guarda Civil Municipal o caso aconteceu na Rua Capitão Paulo José Menezes Filho, no Areão.

Uma equipe da GCM fazia um patrulhamento de rotina quando viu dois homens em uma moto em atitude suspeita. O garupa estava com um objeto na mão que aparentava ser uma arma de fogo.

Os guardas tentaram abordar a dupla, mas o motociclista não respeitou a ordem de parada e fugiu. Durante a fuga, o jovem que estava na garupa apontou o objeto que aparentava ser uma arma na direção da equipe.

Um dos guardas atirou contra os suspeitos e atingiu o jovem que pilotava a moto. O adolescente tentou fugir a pé, mas também acabou sendo apreendido.

Por conta dos ferimentos, o jovem foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santa Helena. Mesmo sem ter sido atingido pelo disparo, o adolescente também se machucou na fuga e também foi socorrido.

Por conta dos ferimentos, os dois foram levados para o Hospital Regional de Taubaté, onde seguem internados. O estado deles é estável.

Com a dupla, a GCM apreendeu um simulacro de arma de fogo e um celular. A moto onde os dois estavam apresentava características de que havia sido adulterada e também foi recolhida.

DE acionou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que informou que o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

VEJA MAIS NOTÍCIAS DO VALE DO PARAÍBA E REGIÃO BRAGANTINA_REFER TO ORIGINAL TEXT_HERE

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp