Combate a Escorpiões: Vigilância Ambiental Intensifica Ações em Lavras, MG

Diário do Estado preocupa moradores e combate é intensificado em Lavras, MG

Com 91 casos registrados neste ano, incluindo acidentes graves com crianças, vigilância ambiental reforça ações e orienta população sobre cuidados preventivos.

A aparição de escorpiões tem preocupado moradores e autoridades em Lavras (MG). O caso mais recente resultou na internação de uma menina de 6 anos após ser picada. Na última semana, um garoto de 5 anos morreu devido ao veneno do animal.

De acordo com dados da Prefeitura de Lavras, neste ano, já foram 91 registros e 52 acidentes envolvendo escorpiões. Cinco deles foram com crianças entre 4 e 10 anos.

Na terça-feira (10), o dia começou diferente na casa de Stella Assunção Silva Santos, moradora do bairro São Vicente. Atendendo a um pedido dela, agentes da vigilância ambiental realizaram uma inspeção completa na residência. A atenção foi especial na área de serviço, no banheiro e no quarto onde, há uma semana, um escorpião foi encontrado. O animal picou a pequena Valentina, de apenas 6 anos, causando um grande susto na família.

De acordo com o protocolo da vigilância ambiental, em casos de aparições desses animais, é realizada uma vistoria detalhada tanto dentro quanto fora das residências. Muitas vezes, o perigo está no entorno: terrenos com mato alto, entulhos acumulados e imóveis abandonados são ambientes ideais para escorpiões.

A realidade preocupa moradores do bairro. “Já encontrei na minha casa várias vezes e a gente matou. Pequeno, grande, apareceu dentro do banheiro. Muito terreno baldio e muita sujeira. Então assim, estamos passando por essa dificuldade aí”, lamentou Áurea Pereira, aposentada. Maria Ferreira da Silva, dona de casa, relatou que também já se deparou com vários animais e a importância de cuidados ao mexer com plantas para evitar acidentes.

O aparecimento de escorpiões em Lavras tem gerado preocupação. O caso mais grave ocorreu há menos de 15 dias, quando um menino de 5 anos morreu após ser picado dentro do campus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A preocupação se estende a outros pontos da cidade, como no Cemitério São Miguel, onde escorpiões foram flagrados na parede, levando a medidas de controle por parte da administração local.

Para mais notícias da região, acompanhe o Diário do Estado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp