Começa a eleição para decidir novo presidente do Senado

O Plenário do Senado já deu início, na tarde desta segunda-feira, 01, a eleição que definirá o sucessor de Davi Alcolumbre na presidência do Senado brasileiro. Estavam disputando Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS), mas Kajuru e Olimpio retiraram seus nomes para manifestar apoio a Tebet.

Apoiado pelo atual presidente da casa e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) é tido como o favorito para a disputa. Ele é apoiado por grandes partidos, como o DEM, Republicanos, PSD, PP, PT, PDT, PROS, PL, Rede e PSC.

A principal adversária é a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, que tem consigo parte da bancada do MDB, a maior do Senado, e apoio integral de partidos como o Podemos, Cidadania, e PSB. A votação é secreta e o novo líder precisa de 50% dos votos, mais um. Em caso de empate, há segundo turno entre os dois mais votados.

Além do presidente da casa legislativa, os demais membros da Mesa Diretora também serão decididos hoje, para ocuparem os cargos pelos próximos 2 anos.

Na imagem (Alan Santos/ Presidência da República), Rodrigo Pacheco posa ao lado de Jair Bolsonaro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Hackers atacam site do governo argentino e divulgam ofensas a Javier Milei

O site oficial do governo da Argentina foi alvo de um ataque cibernético na noite desta quarta-feira, 25. Durante a invasão, os hackers publicaram ofensas direcionadas ao presidente Javier Milei, além de conteúdos antissemitas.

De acordo com o jornal La Nación, o portal “Mi Argentina” ficou fora do ar por mais de uma hora, impossibilitando o acesso aos serviços disponíveis. A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do país informou que o ataque ocorreu por volta das 21h30.

Entre as ações dos invasores, foram divulgadas músicas com insultos ao presidente, alterações em cabeçalhos e rodapés do site e uma série de stories na conta oficial do governo argentino no Instagram.

Em nota publicada na rede social X, a Secretaria de Inovação afirmou que o episódio reflete a precariedade dos sistemas herdados de administrações anteriores. O órgão também criticou a oposição por não apoiar investimentos em cibersegurança, previstos no decreto de necessidades e urgência proposto por Milei.

A Secretaria declarou ainda que o problema foi resolvido e os sistemas foram restabelecidos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp