Press "Enter" to skip to content

Começa a eleição para decidir novo presidente do Senado

O Plenário do Senado já deu início, na tarde desta segunda-feira, 01, a eleição que definirá o sucessor de Davi Alcolumbre na presidência do Senado brasileiro. Estavam disputando Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS), Major Olimpio (PSL-SP), Rodrigo Pacheco (DEM-MG) e Simone Tebet (MDB-MS), mas Kajuru e Olimpio retiraram seus nomes para manifestar apoio a Tebet.

Apoiado pelo atual presidente da casa e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro, o mineiro Rodrigo Pacheco (DEM) é tido como o favorito para a disputa. Ele é apoiado por grandes partidos, como o DEM, Republicanos, PSD, PP, PT, PDT, PROS, PL, Rede e PSC.

A principal adversária é a senadora Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, que tem consigo parte da bancada do MDB, a maior do Senado, e apoio integral de partidos como o Podemos, Cidadania, e PSB. A votação é secreta e o novo líder precisa de 50% dos votos, mais um. Em caso de empate, há segundo turno entre os dois mais votados.

Além do presidente da casa legislativa, os demais membros da Mesa Diretora também serão decididos hoje, para ocuparem os cargos pelos próximos 2 anos.

Na imagem (Alan Santos/ Presidência da República), Rodrigo Pacheco posa ao lado de Jair Bolsonaro.