Começa pagamento do PIS/Pasep 2017

Quem trabalhou os 12 meses de 2016 recebe R$ 954. Já quem trabalhou apenas por um mês deve receber R$ 80

Começou nesta quinta-feira (26), o pagamento do abono salarial do PIS e do Pasep, tanto relativos ao ano de 2017, quanto para os mais de 46 mil trabalhadores de Goiás que ainda sacaram o benefício do ano base 2016. Os saques relacionados ao ano passado deverão ser feitos de acordo com a data de nascimento do trabalhador ou do número da inscrição.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o valor que cada trabalhador recebe é proporcional ao tempo em que trabalhou formalmente em 2016. Quem trabalhou os 12 meses de 2016 recebe R$ 954. Já quem trabalhou apenas por um mês deve receber R$ 80. Para receber o abono, os trabalhadores da iniciativa privada devem procurar a Caixa Econômica Federal. Já os servidores públicos sacam o benefício nas agências do Banco do Brasil. Os beneficiários podem consultar, no site das instituições, os valores aos quais têm direito, ou ainda entrar em contato por telefone.

  • Trabalhadores da iniciativa privada

Local de saque: agências da Caixa
Consultas pela internet: site do banco
Consultas por telefone: 0800-726 02 07

  • Servidores públicos

Local de saque: agências do Banco do Brasil
Consultas pela internet: site do banco
Consultas por telefone: 0800-729 00 01

  • Prorrogação ano base 2016

O prazo para o pagamento do benefício, que havia sido encerrado em junho, foi prorrogado e poderá ser feito entre os dias 26 de julho e 30 de dezembro, mesmo período em que serão pagos os valores referentes a 2017. A prorrogação do prazo foi autorizada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalhador (Codefat) no último 11. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 805,7 mil trabalhadores de Goiás que têm direito a receber os valores, 759,7 mil já sacaram o abono salarial, o que representa mais de 94%.

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Inscrições abertas para Passe Livre Estudantil em Goiás; conheça os prazos e requisitos

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), inicia nesta quinta-feira, 26, o período de cadastro e recadastro do Passe Livre Estudantil (PLE) para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis. Este programa, integrante do Goiás Social, permite o deslocamento gratuito para os estudantes com cadastro regular, oferecendo até 48 viagens por mês.

O PLE foi criado para reduzir a evasão escolar e garantir a mobilidade dos alunos. O benefício é essencial para facilitar o acesso à educação, promovendo a regularidade escolar e melhorando a qualidade de vida dos estudantes.

Como realizar o cadastro

Para dar início ao processo de cadastro ou recadastro, é necessário acessar o site www.juventude.go.gov.br. Os estudantes devem preencher o formulário e anexar os documentos solicitados, incluindo RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de matrícula em ensino regular e foto 3×4. Após a solicitação ser analisada e aprovada, o cartão do novo beneficiário estará disponível para entrega no Vapt Vupt escolhido pelo usuário, em até 10 dias a contar da data de inscrição. A retirada do cartão deverá ser agendada pelo site: www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.

A cobertura de atendimento abrange várias cidades, incluindo Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Cadastro Presencial em Anápolis

Para estudantes de Anápolis, o cadastro deverá ser realizado presencialmente na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na sede da Secretaria Municipal de Integração Social, Cultura e Esportes, na rua General Joaquim Inácio, nº 206. É necessário levar cópias do CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4. Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de sete dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, na rua Tonico de Pina, no Setor Central.

Os pedidos de inclusão ou renovação do benefício serão aceitos pelo sistema até o dia 4 de abril de 2025. No caso de alguma irregularidade ou pendência documental, o beneficiário terá até o dia 5 de maio de 2025 para apresentar os documentos solicitados.

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