Comenda homenageia cidadãos que trabalham em prol da juventude

Na tarde desta quarta-feira (18), foi realizada a cerimônia de entrega da Comenda Honestino Guimarães. O evento foi realizado no auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. 140 pessoas foram agraciadas com a homenagem que contou com a presença de vereadores, deputados e também com o Governador Marconi Perillo.

A Comenda Honestino Guimarães é presenteada a pessoas físicas e jurídicas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao fomento, ao planejamento, à estruturação e ao crescimento das políticas públicas votadas direta ou indiretamente para a juventude.

A vereadora de Goiânia, Drª Cristina (PSDB), também homenageada, relembrou sua luta pela redemocratização do Brasil.”Essa comenda para mim é de grande valor. Essa comenda possui um valor histórico, um valor de vida. Eu que fui líder do movimento estudantil, participei da diretoria da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a redemocratização

O Coronel da Polícia Militar, Adaílton Florentino do Nascimento se disse honrado em receber a homenagem. “Com absoluta certeza é uma comenda de enorme valia. Estou honrado em recebê-la. O Honestino Guimarães foi uma pessoa que trabalhou muito em prol da juventude do nosso estado e do nosso país”.

A vereadora de Goiânia, Drª Cristina (PSDB), também homenageada, relembrou sua luta pela redemocratização do Brasil.”Essa comenda para mim é de grande valor. Essa comenda possui um valor histórico, um valor de vida. Eu que fui líder do movimento estudantil, participei da diretoria da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a redemocratização do país nos anos 80.”

Para o vereador Gustavo Cruvinel (PV), os jovens precisam receber educação de qualidade para se tornarem bons cidadãos. “Acho que a educação é a base de tudo. Precisamos dar uma importância nas escolas primárias. Acho que desde o início precisamos formar nossos futuros cidadãos, nossos futuros líderes. E fazer isso da forma mais adequada possível”.

O Secretário de Governo Tayrone Di Martino foi um dos responsáveis a entregar as comendas aos homenageados. “Extremamente importante. A gente está reconhecendo as pessoas que ajudam a nossa juventude. A gente tem a absoluta certeza que a juventude é o presente e o futuro. Aqui nós estamos homenageando as pessoas que ajudam a juventude”.

Ainda de acordo com o secretário, é preciso dar voz e oportunidades aos mais jovens para que eles tenham espaço na sociedade. “Nós precisamos incentivar a juventude a fazer parte da vida pública, a fazer a diferença, para termos uma sociedade cada vez melhor. A construção de uma sociedade melhor passa pelas crianças e pelos jovens”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp